Luís Enrique anteviu o clássico com o Real Madrid e confirmou que Messi está recuperado, mas ainda não decidiu se será titular.

«As sensações do Léo [Messi] são positivas. Já está recuperado e está incluído na dinâmica do grupo. É evidente que não estará a 100 por cento no aspeto físico mas para nós é uma garantia tê-lo recuperado. Hoje falei com ele, amanhã voltarei a falar e uma hora antes decido se joga ou não», disse o treinador do Barcelona.

Sobre o jogo propriamente dito, Luís Enrique disse que o Barcelona vai lutar para os três pontos e desvalorizou a importância da partida para o desfecho do campeonato: «Vamos com a intenção de trazer os três pontos. Será uma partida complicada mas espero ver a minha equipa ao seu nível. O jogo não será determinante para a liga, independemente do resultado. O nosso objetivo será poder fazer o nosso jogo».

Questionado sobre as palavras de Rafa Benítez que considerou a sua equipa favorita, o técnico dos catalães discordou, reconhecendo o valor do adversário. «Veremos um Real Madrid forte. No passado, eles foram melhores que nós e vamos tentar melhorar as nossas prestações [no Bernabéu]. Têm jogo curto, largo, transições, estratégia...é uma das melhores equipas do mundo, mas não considero que sejam melhores que nós. Se tiveram num bom dia podem ganhar-nos, já o fizeram no ano pasado», destacou.

Quanto ao desgaste com as viagens dos jogadores, Luís Enrique disse que um clássico supera tudo isso: «Os jogadores estão habituados a fazer grandes viagens. O clássico desperta tanta motivação que as sequelas do cansaço não se notam. O nosso planeamento será o mesmo que fazemos contra todos os rivais. É bonito que estejam os melhores jogadores à disposição para poder ver um bonito espetáculo».

Luís Enrique disse ainda que Rakitic está no mesmo patamar que Léo Messi e só amanhã terá certezas sobre a sua utilização.