O Real Madrid acaba de confirmar a contratação de James Rodríguez. O colombiano assina por seis anos, revela o clube espanhol, e será apresentado ao final da tarde, pelas 19h.

O Mónaco também já anunciou o acordo, dizendo que esta é « uma das maiores transferências da história». O clube francês revela ainda que pretende agora ir ao mercado.

O encaixe do Mónaco é seguramente significativo, embora não tenham sido divulgados os valores oficiais. As informações dos últimos dias apontavam para números entre os 75 e os 80 milhões de euros.

James, 23 anos acabados de cumprir, chega a Madrid depois de ter sido uma das figuras do Mundial 2014. Liderou a Colômbia até aos quartos de final e foi o melhor marcador da competição, com seis golos. 

O FC Porto foi a porta de entrada de James na Europa. Chegou em 2010, proveniente do Banfield, na Argentina, num negócio em que os dragões pagaram 5,1 milhões de euros por 70 por cento do passe. Depois de várias movimentações relativas ao passe de James, o valor total que o clube gastou pelo jogador foi 13,55 milhões.

Começou a afirmar-se na segunda metade dessa época na equipa então orientada por André Villas-Boas e foi crescendo no Dragão. Há um ano foi protagonista de uma transferência milionária para o Mónaco, em simultâneo com João Moutinho. Os dragões anunciaram que recebiam 45 milhões pelo passe de James.

Ao início da tarde, o jogador assinalou o momento numa rede social, falando do «sonho real» de estar «no maior clube do mundo».