A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a monitorizar os relvados do clube espanhol Athletic Bilbao. O projeto, desenvolvido por elementos do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da UTAD, a par de empresas de soluções de iluminação LED, assenta na manutenção, recuperação rápida pós-jogo e redução de custos energéticos.
De acordo com a UTAD, o trabalho no estádio San Mamés, em Bilbau, já permitiu «uma redução dos custos energéticos em 83%». Em comunicado, a academia transmontana nota que, «nas estruturas modernas, associadas aos estádios mais recentes, os relvados são mantidos em condições de sombra, o que dificulta o crescimento, recuperação e manutenção de um tapete vegetal homogéneo», problema que, diz a UTAD, «os clubes desportivos mais reportam».
Os investigadores do CITAB da UTAD, Alexandre Gonçalves, Cátia Brito, Lia Tânia Dinis, José Moutinho Pereira e Carlos Correia, iniciaram, em 2017, uma parceria com empresas de iluminação LED, uma portuguesa e uma espanhola, para «aliar o conhecimento científico, na área da fisiologia vegetal, ao ‘know-how’ tecnológico das empresas».
Esta sexta-feira, o grupo do CITAB volta a Bilbao para continuar o desenvolvimento dos trabalhos.