Agora é a doer. A Liga dos Campeões está em tempo de decisões. Na terça-feira apuraram-se já Bayern Munique e também Manchester City. Real Madrid e PSG ficaram às portas da qualificação. Nesta quarta-feira também Atlético Madrid e Barcelona garantiram passaporte para os oitavos de final.

Individualmente, esta foi mais uma jornada de olhos postos em Cristiano Ronaldo, que continuou a escrever a sua incrível história desta época. Com oito golos marcados em quatro jogos, o português caminha alegremente para uma temporada de recorde na Liga dos Campeões. Aliás, como marcou nesta noite iguala o melhor registo de sempre de golos na fase de grupos, que é dividido por Van Nistelrooy, Inzaghi e Crespo. Todos com oito.

Lionel Messi também voltou aos golos. Bisou no triunfo frente ao Milan.

Todos os resultados e classificações da Liga dos Campeões

Terça-feira:

Grupo A
Real Sociedad-Manchester United, 0-0 (resumo)
Shakhtar-Bayer Leverkusen, 0-0 (resumo)

Tudo em aberto neste grupo. A Real Sociedad conseguiu o primeiro ponto, logo frente ao Manchester United, depois de um arranque de pesadelo. Uma derrota tinha oficializado o fim da linha, assim, ainda há esperança num milagre. 

Os «red devils» não estão tão sólidos como isso, nem em casa nem na Europa. Aliás, continuam sem ganhar fora para a Liga dos Campeões há um ano. A última vez foi frente ao Sp. Braga, a 7 de novembro de 2012 ( 1-3, lembra-se?). Ainda assim, lideram um grupo em que dois empates nos dois jogos não alterou nada, a não ser tempo. Com menos uma partida para somar pontos, Real Sociedad e Shakhtar Donetsk têm de fazer pela vida nas duas jornadas que aí vêm.

Grupo B
Juventus-Real Madrid, 2-2 (resumo)
Copenhaga-Galatasaray, 1-0 (
resumo )

O Real Madrid podia apurar-se, mas o senso comum, e também a história, diziam-nos que não seria fácil ganhar em Turim. A Juventus vencera os últimos cinco jogos europeus entre as duas equipas, e jogava com a noção de que esta seria a última oportunidade. Soma três pontos, é última, mas com o 2-2 fica com possibilidades se seguir em frente.

Ora, Cristiano Ronaldo e companhia apuravam-se se vencessem em Turim, mas também se empatassem e se no outro jogo o FC Copenhaga não vencesse o Galatasaray. Acabou por acontecer. Por isso, os espanhóis adiam para já a qualificação, enquanto dinamarqueses, turcos e italianos vão lutar até ao fim por um posto nos oitavos.

Grupo C
PSG-Anderlecht, 1-1 (
resumo )
Olympiakos-Benfica, 1-0 (o golo) (as defesas de Roberto)


O PSG apurava-se se tivesse ganho o Anderlecht. Não aconteceu. Ainda assim, as probabilidades dos parisienses continuam intactas. O Benfica complicou muito a vida na Grécia. Tem três pontos a menos que o Olympiakos e está atrás no segundo critério de desempate.

Grupo D
Viktoria Plzen-Bayern Munique, 0-1
Manchester City-CSKA Moscovo, 5-2 (
resumo )

Tudo arrumado aqui. Bayern Munique e Manchester City estão apurados para os oitavos de final. Falta saber como fica ordenada a classificação.

Quarta-feira

Grupo E
Chelsea-Schalke, 3-0 (
resumo )
Basileia-Steaua Bucareste, 1-1 (
resumo )

O Chelsea entrou mal, com uma embaraçosa derrota caseira frente ao Basileia, mas emendou a mão. Depois de ter ganho na última jornada no regresso de José Mourinho a Gelsenkirchen, os «Blues» deram passo sólido rumo à qualificação com novo triunfo frente aos alemães. Os «Blues» ficam a um empate da qualificação, que pode ser conseguida já na Suíça, na próxima ronda.

Grupo F
B. Dortmund-Arsenal, 0-1 (
resumo )
Nápoles-Marselha, 3-2 (
resumo )

O grupo da morte tem estado à altura das expectativas. O B. Dortmund-Arsenal era o jogo mais importante da ronda e terminou com triunfo dos «gunners», uma vingança após a vitória alemã nos Emirates há 15 dias. O resultado é um passo atrás para o vice--campeão europeu, que cai para a terceira posição, agora a três pontos de Nápoles e Arsenal, mas, ao mesmo tempo, mantém os três na luta pelos dois primeiros lugares. O Marselha está eliminado e nem deverá conseguir a qualificação para a Liga Europa. 

Grupo G
Atlético Madrid-Áustria Viena, 4-0 (
resumo )
Zenit-FC Porto, 1-1 (
resumo )

O At. Madrid apurou-se já com a goleada ao Áustria Viena. Do segundo ao quarto, todos se podem ainda qualificar para os oitavos de final, embora o Zenit parta com um ponto de vantagem e superiodade no confronto direto com o FC Porto. O Áustria matematicamente ainda está na corrida, mas não deverá passar disso. Os russos têm também melhor calendário que os portugueses: recebem o Atlético Madrid e vão a Viena, enquanto os dragões recebem os austríacos e fecham no Vicente Calderón. As contas são complicadas para os dragões, mas o apuramento é ainda possível. 

Grupo H
Barcelona-Milan, 3-1 (
resumo )
Ajax-Celtic, 1-0 (
resumo )

O Barcelona venceu o Milan e qualificou-se. O Celtic caiu para o último lugar, por troca com o Ajax. O Milan ainda está ao alcance dos outros dois competidores, mas parte para as duas últimas jornadas com mais um ponto que os holandeses e dois que os escoceses. O encontro de Glasgow, já a seguir, separará muito provavelmente as águas para os «rossoneri», uma vez que o Ajax receberá o Barça.

Veja os critérios de desempate da Liga dos Campeões:

a) maior número de pontos obtidos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
b) maior diferença de golos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
c) maior número de golos marcados nos jogos do grupo entre as equipas em questão
d) maior número de golos marcados fora nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
e) os critérios anteriores aplicados apenas aos jogos entre as equipas em questão
f) maior diferença de golos em todos os jogos disputados no grupo;
g) maior número de golos marcados em todos os jogos disputados no grupo;
h) maior coeficiente de pontos acumulado pelos clubes em questão e pelas respectivas federações nas cinco temporadas anteriores.