O presidente da Câmara Municipal de Braga admitiu, nesta segunda-feira, que o município não tem recursos para efetuar obras no Estádio 1.º de Maio, que se encontra bastante degradado.

«O estádio está num estado de degradação muito considerável, há zonas que já foram interditas porque verificou-se que havia riscos de ruína de infraestruturas e isso é absolutamente lamentável, porque estamos a falar de um monumento nacional», declarou Ricardo Rio, citado pela agência Lusa.

O autarca adiantou que está a ser elaborado um projeto, juntamente com a Universidade do Minho, para fazer uma intervenção nas infraestruturas do recinto desportivo, mas que existem alguns impedimentos: «Estamos a falar de um investimento que vai representar não algumas centenas mas alguns milhões de euros por parte da Câmara Municipal. Naturalmente não iremos executá-lo de imediato, não temos recursos para isso.»

«Seria importante que, no mínimo, no quadro dos fundos comunitários dirigidos à valorização do património houvesse enquadramento para um investimento de reabilitação desta natureza. Não estou a exigir ao Estado que faça investimentos numa propriedade municipal, mas pelo menos que viabilize a canalização de fundos comunitários para esse fim», acrescentou.

Refira-se que, habitualmente, as equipas B e feminina do futebol sénior do Sporting de Braga disputam os seus jogos em casa no Estádio 1º de Maio.