A secretaria de Estado da Juventude e do Desporto oficializou a suspensão do estatuto de utilidade pública desportiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esgotado o prazo de dez dias dado pelo Governo.

O anúncio foi feito pelo próprio Laurentino Dias, nesta terça-feira, durante a comissão parlamentar de Educação e Ciência. O titular da pasta disse, também, aos deputados que assinou o novo despacho no dia anterior e que já o enviou para publicação em Diário da República.

De acordo com despacho datado de 19 de Março, a FPF dispunha de dez dias para adequar os seus estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, o que não aconteceu. Isto significa «a suspensão de todos os apoios financeiros decorrentes dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo celebrados com o Estado, que tenham por objecto o desenvolvimento das suas actividades e o enquadramento técnico das mesmas», não estando incluídos os apoios ao alto rendimento e às selecções nacionais.

A Federação Portuguesa de Futebol aguarda a notificação da suspensão do seu estatuto, de acordo com a agência Lusa, para poder reagir.