Os Estados Unidos confirmaram, esta terça-feira, que Bruce Arena irá suceder a Jurgen Klinsmann no cargo de selecionador nacional, em nota publicada no site oficial. Arena regressa, assim, ao comando dos Estados Unidos, depois de ter guiado os «Stars and Stripes» aos quartos-de-final do Mundial de 2002, a melhor prestação daquele país em mais de 70 anos.

Nesse Campeonato do Mundo, os EUA de Arena chegaram mesmo a vencer Portugal no jogo inaugural da fase de grupo, por 3-2.

Sunil Gulati, presidente da Associação Americana de Futebol, confessou que Bruce Arena era a prioridade para ocupar o lugar deixado vago por Klinsmann: «Quando consideramos possíveis candidatos para assumir a seleção, o Bruce estava no topo da lista. A experiência que tem a nível internacional, percebendo o que é necessário para ultrapassar a qualificação, e a sua habilidade para construir uma equipa bem sucedida foram fatores vitais».

Arena, por sua vez, sublinhou que é uma honra assumir novamente os destinos da equipa americana: «Sempre que se recebe a oportunidade de treinar a seleção nacional é uma honra. Estou ansioso para trabalhar com este grupo forte de jogadores que percebem o desafio que temos pela frente».

De referir que o técnico, nascido em Brooklyn, é o treinador mais condecorado da história do futebol nos Estados Unidos.

A apresentação oficial está agendada para dia 1 de dezembro, através de uma conferência de imprensa onde estará, também, Sunil Gulati.