Só há um jogador no futebol europeu (entre 31 campeonatos) com melhor percentagem do que o portista Felipe nos duelos aéreos.

De acordo com o relatório do CIES, Observatório do Futebol, com base nos dados relativos aos campeonatos nacionais, o internacional brasileiro ganhou 112 duelos aéreos esta época e perdeu apenas 19, o que dá uma percentagem de sucesso de 85,5 por cento.

Só Cristophe Berra, central escocês do Hearts, apresenta um valor mais elevado: ganhou 233 de 268 duelos (86,9 por cento).

O estudo apresenta, paralelamente, uma análise centrada nas cinco principais ligas europeias, e aí o primeiro lugar do ranking pertence ao brasileiro Marcelo, do Lyon, com o mesmo valor do que Felipe (85,5 por cento).

Esta lista apresenta mais dois portugueses: Bruno Alves (Parma) surge na 9ª posição, com 80,3 por cento, e José Fonte (Lille) em 43º, com 73 por cento.

Na tabela que engloba os outros campeonatos, e que tem o portista Felipe em segundo lugar, aparece ainda Jardel, central brasileiro do Benfica, na 22ª posição (81,7 por cento).

Confira o ranking: