Depois dos jogos das seleções, da quarta eliminatória da Taça de Portugal e das competições europeias, a bola lá voltou a rolar na Liga. Disputada a 11ª de 34 jornadas, o número de golos subiu para 221, num total de 97 jogos (falta o U. Madeira-FC Porto e o U. Madeira-Benfica para acertar as contas).
 
Com uma média superior a dois golos por jogo (2,28), a Liga tem proporcionado tentos para todos os gostos e feitios. Uma visita rápida ao Maisfutebol permite perceber como se marcam os golos no campeonato, mas decidimos facilitar-lhe a vida e respondemos aqui a todas as questões:
 
1. Qual a equipa que mais golos marcou?
O Benfica é o melhor ataque da prova, com 24 tentos, embora tenha apenas dez jogos (tal como o FC Porto). União da Madeira e Tondela são as equipas menos concretizadoras da prova, com apenas cinco tentos, mas a formação insular tem dois jogos a menos (precisamente contra «águias» e «dragões»).
 
2. Quem é o «rei dos goleadores»?
O benfiquista Jonas é o melhor marcador da prova, com oito golos, seguido bem de perto pelo sportinguista Islam Slimani, que tem sete. Curiosamente, nenhum jogador do «top ten» da lista de melhores marcadores festejou nesta 11ª jornada.
 
3. Qual o jogador que mais golos ofereceu?
Nico Gaitán é o líder destacado do ranking de assistências. O internacional argentino do Benfica já fez sete passes para golo e tem uma vantagem confortável sobre um quarteto formado pelo colega Gonçalo Guedes, pelo amigo Maxi Pereira (FC Porto), e ainda Jefferson (Sporting) e Marega (Marítimo), todos com quatro assistências.


 
4. Qual o peso das bolas paradas?
27 por cento. Dos 221 golos marcados até ao momento, 59 surgiram de bola parada. Os restantes 162 tentos surgiram em lances de bola corrida. O Sp. Braga tem sido a equipa com maior rendimento nos lances de bola parada, através dos quais já conseguiu sete golos. Logo a seguir vem o Sporting, com seis, enquanto que Moreirense e União da Madeira só conseguiram um golo desta forma.
 
5. Qual a equipa com mais golos de penálti?
O Sporting, com cinco golos, o últimos dos quais a garantir a vitória sobre o Belenenses, já em período de descontos. Segue-se o Sp. Braga, com três, sendo que até ao momento regista-se um total de dezassete golos da marca de onze metros. Adrien (Sporting), Alan (Sp. Braga) e Pelé (P. Ferreira) têm dois golos desta forma.


 
6. Qual o único jogador com mais do que um golo de livre direto?
A resposta é Maicon, que já fez dois golos para o FC Porto desta forma. Diego Carlos (Estoril), Nuno Valente (Arouca), Edimar (Rio Ave) e Luisinho (Boavista) também marcaram de livre direto, mas só uma vez, o que dá seis golos de livre direto no total.


 
7. E qual o único jogador que já marcou duas vezes na sequência de cantos?
Na Liga já foram apontados 24 golos na sequência de pontapés de canto, o que corresponde a 41 por cento do total de bolas paradas. Rui Correia, do Nacional, tornou-se este fim de semana o primeiro jogador a marcar dois golos desta forma.
 
8. Quem conseguiu o único golo na sequência de um lançamento lateral?
Ramón Cardozo, do Moreirense, em pleno Estádio da Luz. Foi o único golo a resultar claramente de um lançamento lateral, na Liga 2015/16.
 
9. Quanto autogolos já foram marcados?
Seis. Kritciuk fica associado ao último, na derrota do Sp. Braga com o Benfica, nesta segunda-feira. Gonçalo Brandão (Belenenses), Markus Berger e Bruno Nascimento (Tondela), Rúben Semedo (V. Setúbal) e Bruno Moreira (P. Ferreira) foram os outros jogadores que marcaram na própria baliza.
 
10. Qual o melhor cabeceador da Liga?
Se por melhor cabeceador entendermos o jogador com mais golos de cabeça, então a resposta é Dyego Souza, do Marítimo, com cinco golos. Seguido de perto pelo sportinguista Islam Slimani, com quatro. Até ao momento foram apontados 51 golos de cabeça, o que corresponde a 23 por cento do total.


 
11. Quem tem a «canhota» mais concretizadora?
Curiosamente, o jogador da Liga com mais golos de pé esquerdo não joga preferencialmente com esse pé: trata-se de Jonas (Benfica), com três tentos desta forma.
 
12. Qual a percentagem de golos de pé direito?
53 por cento. Dos 221 golos já marcados, 118 foram apontados com o pé direito
. A estes somam-se 51 golos de cabeça, já referidos, e 50 com o pé esquerdo.
 
13. Quantos golos se marcaram de fora da área?
Dos 221 golos marcados, apenas 32 foram apontados de fora da área, o que corresponde a 14 por cento. Maicon contribuiu com dois tentos, os tais de livre direto, mas aqui tem a companhia de Léo Bonatini. O avançado do Estoril já marcou duas vezes através de remates de longe.

Explore o quadro de estatísticas do Maisfutebol (clique na imagem):