O norte-americano James Blake, carrasco do melhor português de sempre na primeira ronda do quadro principal, voltou esta quinta-feira a arrancar fortes aplausos no court central, ao garantir um lugar nos quartos-de-final do Estoril Open, depois de vencer o francês Marc Gicquel, 51º do mundo e nono cabeça-de-série do torneio.
James Blake, que ganhou frente a Frederico Gil o primeiro desafio desta temporada em terra batida, conquistou o acesso à fase seguinte em pouco mais de uma hora e um quarto, com o primeiro set a ser mais disputado que o segundo. Depois de um 7-6(6) equilibrado, com Gicquel a levar a melhor apenas nos ases (seis contra três), o norte-americano, 16º do ranking e terceiro melhor cotado do Estoril Open, ganhou com relativa facilidade (6-2), consolidando o estatuto de candidato ao título português.
O vencedor do encontro entre o francês Florent Serra (oitavo cs. e 52º do mundo) e o argentino Juan Monaco (10º cs. e 45º), que jogam neste momento, será o adversário de Blake nos quartos.