O sorteio da 23ª edição do Estoril Open, que arrancou neste sábado com o «qualifying», ditou dois encontros entre portugueses na primeira ronda do quadro masculino e a certeza de que um deles irá cruzar o caminho do favorito Juan Martin del Potro na etapa seguinte.

Num ano em que pela primeira vez dois tenistas da casa entraram diretamente para o quadro principal, isto é, Frederico Gil e Rui Machado, há também a garantia de que dois deles estarão na segunda ronda, depois de o sorteio ter ditado os duelos Pedro Sousa-Rui Machado e João Sousa-Gastão Elias.

Já Frederico Gil terá pela frente o veterano alemão Bjorn Phau (89º) e, em caso de vitória, irá jogar com o espanhol Albert Ramos, quarto cabeça de série do torneio e 43º do mundo.

Os quatro melhores «ranqueados» - Del Potro (10º), o francês Richard Gasquet (18º), o suíço Stanislas Wawrinka (22º) e Albert Ramos (43º) -, em função das muitas desistências nos últimos dias, passam diretamente à segunda fase, ao contrário do campeão do Estoril Open de 2009 e 2010, o espanhol Albert Montanes (atual 69º), que irá disputar a passagem à ronda seguinte com o australiano Matthew Ebden.

No quadro feminino, o sorteio também não poupou as tenistas nacionais, com Bárbara Luz a encontrar a russa Nadia Petrova, sétima cabeça de série e antiga número três mundial, e Maria João Koehler a ter pela frente a japonesa Ayumi Morita.

A russa Nina Bratchikova, que pretende naturalizar-se portuguesa, vai defrontar a primeira cabeça de série, a italiana Robert Vinci, enquanto a russa Maria Kirilenko enfrentará a britânica Elena Baltacha e a espanhola Anabel Medina Garrigues, campeã em título, espera uma rival vinda do «qualifying».

O Estoril Open decorre entre 28 de Abril e 6 de Maio. O primeiro fim de semana está reservado à fase de qualificação, iniciando a primeira ronda na segunda-feira.