Rui Machado foi afastado na primeira ronda do Estoril Open 2011 pelo romeno Victor Hanescu. Depois do encontro, o tenista português admitiu que esta «é uma derrota que dói», porque o melhor nível do número dois nacional não chegou para o romeno.

«Não sei se foi falta de confiança minha ou muita do Hanescu, eu podia ter feito melhor, é certo, mas ele jogou muito bem», declarou Machado, na sala de imprensa. «Há muito tempo que não tinha pela frente a um adversário que jogou tão bem nos momentos importantes, não lhe dou o mérito todo, mas tenho de dar-lhe muito», continuou o português.

Rui Machado explicou ainda que teve «um bom aquecimento de manhã» e que «estava a cem por cento» para o encontro. «Estava e estive, mas o meu cem por cento não chegou, fica-se triste quando damos tudo e isso não chega, por isso, esta derrota dói, porque o meu nível não chegou para lhe ganhar», afirmou o português.

«São estas derrotas que me fazem continuar e trabalhar mais ainda», garantiu Machado, que em 2010 tinha sido afastado nos quartos-de-final pelo compatriota Frederico Gil. «O ano passado correu muito bem, foi inesquecível, mas não tinha a edição passada como referência», concluiu o tenista, que agora se concentra nos pares (faz dupla com João Sousa).

«Neste momento, estou cem por cento concentrado nisso, somos os dois portugueses, jogamos em casa e pode ser que vença o Hanescu em pares», concluiu Rui Machado que volta a defrontar o romeno, que faz dupla com o uruguaio Pablo Cuevas.