O espanhol Guilhermo Garcia-Lopez, 40º do ranking mundial, será o adversário de Frederico Gil ou Rui Machado, portugueses que nesta sexta-feira disputam a história passagem às meias-finais do Estoril Open.

O destino do quinto cabeça de série do torneio ficou traçado em menos de meia hora, depois da desistência do compatriota Alberto Martin, nº 136, com problemas no estômago.

Guilhermo Garcia-Lopez estava em vantagem, com a vitória no primeiro set por 6-0 e interrupção no segundo ao fim de dois jogos sem resposta.

«Não preciso de assistir ao jogo dos dois [Frederico Gil e Rui Machado], pois já os conheço bem. São jogadores sólidos, parecidos na forma de actuar, ambos têm uma boa direita e preferem jogar no fundo do court. Tanto o Rui Machado como Frederico Gil têm melhorado muito. Talvez conheça melhor o Gil e sei que é um jogador muito lutador», analisou o espanhol, após o encontro desta sexta-feira, em conferência de imprensa.

A jogar em Portugal, o 40º do mundo sabe que vai ter o público contra si e nem a convicção de um outro português o convence nestas alturas: «Cristiano Ronaldo costuma dizer que quando temos o público contra ainda nos dá mais motivação, mas eu não concordo, sei que vai ser um factor contra.»