As principais candidatas à conquista da 20ª edição do Estoril Open ficaram esta quinta-feira pelo caminho, à semelhança do que sucedera na véspera com a melhor ranqueada da prova, a checa Iveta Benesova, 31ª do mundo e primeira cabeça-de-série.
A russa Maria Kirilenko, vencedora em 2008, segunda cabeça-de-série em 2009 e actual 37ª do ranking, não resistiu à excelente forma da compatriota Ekaterina Makarova (43ª) ao longo de duas horas e 22 minutos. Depois de a campeã em título ter ganho o primeiro set por 7-5, Makarova respondeu com duas vitórias seguidas, ambas por 6-2.
Ekaterina Makarova, presentemente a atleta mais cotada do Estoril Open, vai agora jogar as meias-finais com a alemã Anna-Lena Groenefeld. A 57ª do mundo beneficiou da desistência da compatriota Sabine Lisicki, de apenas 19 anos, mas 38ª do ranking, devido a uma distensão muscular no ombro direito. A jovem alemã, quarta pré-designada, foi assistida no Centralito, depois de ter perdido o primeiro set por 6-2, não conseguindo reatar o desafio.
Também a romena Sorana Cirstea, terceira cabeça-de-série e número 42 mundial, despediu-se do torneio português frente à belga Yanina Wickmayer (88ª), pelos parciais 4-6, 6-1 e 4-6.
Peer abdica da participação em pares devido a lesão no pé
Nas meias-finais Wickmayer vai jogar com a israelita Shahar Peer, sétima cs. e 54ª, que eliminou Michelle Brito na primeira ronda do quadro principal. Peer levou a melhor sobre a eslovaca Jarmila Groth (73ª) por 6-2, 0-6 e 6-3, mesmo queixosa do pé.
A israelita optou, por isso, por desistir da competição em pares (fazia dupla com a chinesa Zi Yan) para não comprometer a participação em singulares. A canadiana Sharon Fichman e a húngara Katalin Marosi seguem, deste modo, em frente na segunda ronda.
Neuza Silva afastada em pares
Destaque, ainda, no quadro feminino, mas em pares, para o afastamento da portuguesa Neuza Silva e da romena Dulgheru frente às norte-americanas Kops-Jones e Spears, por 5-7, 6-1 e 4-10, a contar para os quartos-de-final.