Rui Machado é o primeiro adversário de Juan Martin del Potro, cabeça de cartaz do Estoril Open e campeão em título, depois de o tenista português ter batido o compatriota Pedro Sousa, nesta terça-feira, na primeira ronda.

Rui Machado: a lucidez (ou falta), o tornado, Del Potro e uma grande vitória

Um cenário construído ao longo de duas horas e três sets e depois de várias dificuldades sentidas no primeiro parcial, que Pedro Sousa venceu por 7-6, 7-3 no «tiebreak».

O 90º do ranking mundial, e melhor português de sempre (era 59º em outubro passado), teve na mão o primeiro set, mas erros consecutivos, sobretudo no serviço, foram aproveitados por Pedro Sousa, 244º do ATP, para passar para a frente. Rui Machado recompôs-se nos dois sets seguintes, vencendo por contundentes 6-1 e 6-2.

Segue-se o argentino Del Potro na segunda ronda, vencedor da edição passada e número dez do mundo à data da inscrição.

Koehler estreia-se na segunda ronda

No torneio feminino, Maria João Koehler qualificou-se, pela primeira vez, para a segunda ronda, ao bater a japonesa Ayumi Morita, 77ª do mundo.

A tricampeã portuguesa, número 227, ganhou em dois sets, pelos parciais 6-1 e 7-5, em aproximadamente hora e meia.

Tal como Rui Machado, também Koehler vai ter pela frente na segunda ronda a tenista mais cotada em prova, no caso a italiana Roberta Vinci, 23ª do ranking.

João Sousa é o último português a seguir em frente

No outro encontro entre portugueses, João Sousa, 140º do mundo, superou uma vez mais Gastão Elias, número 196 do ranking, tal como aconteceu na edição anterior.

João Sousa ganhou em três sets, perdendo o primeiro por 5-7 e ganhando os seguintes por 6-4 e 6-2, após mais de duas horas de embate. Segue-se o uzebeque Denis Istomin, 45º da hierarquia e quinto cabeça de série do torneio.

Todas as notícias do Estoril Open

[notícia atualizada às 20h30]