A desistência de Irakli Labadze, devido a dores nas costas, marcou inevitavelmente as meias-finais masculinas do Estoril Open, que se realizaram este sábado. Marat Safin partia como favorito para o encontro, mas poucos esperavam que pudesse garantir o lugar na final em apenas 23 minutos. O único a sabê-lo talvez fosse mesmo Labadze, que já na véspera tinha falado numa desistência que não aconteceu porque Nadal, o seu adversário nos quartos-de-final, se antecipou.
Apesar dos problemas nas costas, Labadze até começou bem e desistiu quando estava a vencer por 3-2 o tenista russo. Mas as dores foram-se agravando e as dificuldades com o serviço levaram à desistência do georgiano.
Para Safin, as meias-finais não podiam ter sido melhores. O dia foi praticamente de descanso para o oitavo cabeça de série, que espera agora pelo argentino Juan Ignacio Chela.
Chela, quinto cabeça de série, teve vida mais difícil, mas, ainda assim não precisou mais do que dois «sets» para seguir para a final. Venceu por 6-3 e 6-3 em 1h22m, depois de uma recta final mais emotiva, mas onde Florian, uma das surpresas desta edição, voltou a demonstrar algumas dificuldades nomeadamente ao nível do serviço.
No sector feminino, a final será entre a francesa Emilie Loit e a checa Iveta Benesova. E o confronto antecipa já um desfecho novo para o Estoril Open, uma vez que o torneio nunca teve uma vencedora francesa ou checa.
Para chegar à final, Loit deixou pelo caminho a espanhola Marta Marrero, que venceu por duplo 6-4, num jogo que deixou bem evidente a maior experiência da tenista gaulesa.
Iveta Benesova, por seu lado, bateu a também francesa Stephanie Choen-Loro por 6-3 e 7-5.
Em pares, o dia foi de decisões no Estoril Open. A suíça Emmanuelle Gagliardi, que fez pela primeira vez dupla com a eslovaca Janette Husarova, conquistou o seu primeiro título de pares, ao bater as checas Olga Blahotova e Gabriela Navratilova por expressivos 6-3 e 6-2.
Nos pares masculinos, os argentinos Juan Ignacio Chela e Gaston Gaudio foram os vencedores, ao baterem a dupla checa composta por Frantisek Cermak e Leos Friedl por esclarecedores 6-2 e 6-1.
Resultados de sábado:
Masculinos
Singulares - Meias-finais
(8) Marat Safin (RUS)-Irakli Labadze (GEO), 2-3 (desistência de Labadze)
(Q)Florian Mayer (GER)-(5)Juan Ignacio Chela (ARG), 63-63
Pares - Final
(1)Cermak/Friedl-Chela/Gáudio, 6-2, 6-1
Femininos
Singulares - Meias-finais
(3)Emilie Loit (FRA)-Marta Marrero (ESP), 6-4, 6-4
(6)Iveta Benesova (CHE)-Stéphanie Cohen-Aloro (FRA), 6-3 7-5
Pares - Final
(2)Gagliardi/Husarova-Blahotova/Navratilova, 6-3, 6-2