O sueco Robin Soderling, quinto do ranking, confirmou o estatuto de favorito à conquista do Estoril Open ao bater o francês Jeremy Chardy (58º), por 3-1, nesta quarta-feira, na segunda ronda.

O «carrasco» de Frederico Gil em 2008 (eliminou o português no US Open, Wimbledon e Roland Garros) chegou a fazer frente ao primeiro cabeça de série do torneio, mas não passou de uma ameaça no segundo «set» (7-6), que ganhou no «tie break» (7-4).

No segundo encontro de sempre entre os dois, Soderling, estreante no Jamor, repetiu a vitória por dois «sets» sobre o francês, novamente a abrir e a fechar.

O sueco podia, aliás, ter arrumado a questão em pouco mais de 60 minutos, mas a abstracção custou-lhe quase duas horas. Depois de um primeiro «set» que venceu por 6-1, Soderling esteve a perder o segundo por 2-5, mas acabou por desperdiçar a recuperação no desfecho do «set». Com a cabeça de novo em jogo, o sueco arrumou Chardy no terceiro «set», novamente por 6-1.

Robin Soderling vai defrontar nos quartos-de-final o vencedor da partida entre o colombiano Alejandro Falla e o argentino Del Potro.