Yanina Wickmayer venceu a edição de 2009 do Estoril Open em singulares femininos. A tenista belga bateu na final a russa Ekaterina Bakarova em apenas dois sets, com os parciais de 7-5 e 6-2.

Nas primeira palavras como vencedora do Estoril Open, Yanina Wickmayer agradeceu em pleno court a todos os patrocinadores «por fazerem um torneio tão bom» e recusou comparações a futuras Justine Henin ou Kim Clijsters: «Não espero ser nº1 assim tão cedo.»

E nem parecia que ia ter muita sorte nesta final pela forma como começou o jogo. È óbvio que tanta azelhice só podia melhorar. Mas Makarova está 45 lugares acima no ranking (enquanto a nº1 da Bélgica é a 88ª mundial) e a tenista russa tinha vindo a fazer um grande torneio que marcou a eliminação da favorita Maria Kirilenko.

Retomando a azelhice, Makarova nem estava jogar nada de especial, mas Wickmayer estava tão desastrada e a falhar tanto que ficou a perder 3-0 num ápice ¿ com o exemplo maior do primeiro jogo do encontro em que fez duas duplas faltas, a segunda dando logo o primeiro break point, ao qual ainda acrescentou novo erro não forçado para consumar a sua quebra de serviço logo na entrada.

Mas assim como entrou com todo o pé esquerdo no encontro, também acabou por ganhá-lo sem margem para dúvidas sobre a jogadora mais forte que se apresentou este sábado no Court Central do Estoril Open.

Parando de fazer erros e dar pontos, aumentando a força das pancadas e criando assim muitas dificulades a uma Makarova que raramente conseguiu melhorar o n+ivel do seu jogo, Wickmayer colocou o marcador a seu favor aos 4-3 e aos 5-4 já estava em estado de dispor de quatro set points.

Não aproveitou qualquer deles, mas Makarova não conseguiu resistir à segunda vaga do género e a belga fechou com 7-5. A segunda partida menos história teve ainda e foi a confirmação da marcha do resultado com um 6-2 garantido a partir do sexto jogo desse segundo set.

Jogos deste sábado:



CENTRAL

Yanina Wickmayer (BEL)- [6] Ekaterina Makarova (RUS), 7-5 e 6-2 ¿ Vencedora do Estoril Open

Nunca antes das 14.55 horas

[7] Albert Montanes (ESP)- Paul Capdeville (CHI)

Seguido de

[4] James Blake (EUA)-[2] Nikolay Davydenko (RUS)

CENTRALITO

[3] R. Kops-Jones/A. Spears (EUA)- S. Fichman (CAN)/K. Marosi (HUN) ¿ Vencedoras do Estoril Open