Mais de metade dos portugueses não praticam qualquer desporto, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira em Bruxelas, pela Comissão Europeia, naquele que é o terceiro valor mais baixo da União.
O eurobarómetro sobre desporto e actividade física «revela que, em média, nove por cento dos europeus praticam desporto 'regularmente', 31 por cento 'com alguma regularidade', 21 por cento 'raramente' e 39 por cento 'nunca'», com Portugal a apresentar o terceiro valor mais baixo da União Europeia, em igualdade com a Itália e atrás da Bulgária (58 por cento) e da Grécia (67 por cento).
Dos 1031 portugueses inquiridos, 55 por cento admitiu «nunca» fazer desporto e só nove por cento afirmou praticar desporto ou exercitar-se regularmente (pelo menos cinco vezes por semana), neste caso em linha com a média europeia.
Questionados sobre as razões que impedem a prática de desporto mais regular, a maioria dos portugueses, 37 por cento, disse não ter tempo; 17 por cento não sabem e 13 por cento por ser demasiado caro.