O regresso de Landon Donovan à seleção dos Estados Unidos, 14 meses depois da última chamada, ficou assinalado pelos dois golos marcados pelo maior jogador da história da sua seleção.

Donovan, de 31 anos, esteve em grande destaque na goleada dos norte-americanos, que tiveram também o sportinguista Onyewu a titular, no particular diante da frágil seleção da Guatemala (6-0). O número 10 dos States marcou por duas vezes e elevou para 51 o seu número total de golos na seleção.

Depois de uma primeira parte hesitante, em que apenas se registou um golo, apontado por Herculez Gomez, em cima do intervalo, a equipa de Jurgen Klinsmann disparou depois do intervalo. Donovan, derrubado na área, converteu ele próprio a grande penalidade para fazer o 2-0 (56 minutos), com uma execução em jeito, numa espécie de meio Panenka que deixou o guarda-redes da Guatemala sem reação.

Donovan elevou depois o marcador para 4-0 à passagem dos 74 minutos. Wondolowski, Goodson e Bedoya marcaram os outros golos dos norte-americanos.

Em 2012 Donovan solicitou um período sabático ao seu clube, o Los Angeles Galaxy, o que lhe valeu o afastamento das competições até ao passado mês de março. Este jogo com a Guatemala marca o regresso ao ativo do homem que detém o recorde de golos (51) e assistências (48) na seleção do seu país.

Veja a classe do penalti que valeu o golo 50 ao norte-americano: