«As análises das audiência mostraram que o Fox Sports Channel era cada vez mais preferido por adeptos de futebol, devido aos jogos dos campeonatos europeus. A companhia decidiu por isso concentrar-se no futebol e eliminar ou reduzir do seu alinhamento outros desportos minoritários», afirmou Roy Charles, especialista em audiências televisivas.
Apesar da análise, os motivos que levaram a companhia Fox, do magnata australiano Rupert Murdoch, a criar o novo canal não são claras. Alguns especialistas afirmam que a mudança se destina a garantir um nome que identifique directamente o canal com o futebol. Mas também há quem diga que a alteração significa apenas que a Fox reconheceu que o futebol é um bom mercado.
O Fox Soccer Channel transmite jogos da Primeira Liga, da Taça de Inglaterra, da Taça UEFA, assim como dos campeonatos da Holanda, França, Alemanha, Argentina e Brasil. O canal tem também os direitos de transmissão dos jogos particulares e de qualificação para o Mundial 2006 das selecções de Inglaterra e Estados Unidos e adquiriu os direitos para transmitir o futuro Mundial de clubes.