O dia 1 do Euro 2008 começou com uma má notícia, a lesão de Quim no último lance do último treino, que significou o adeus ao Euro para o guarda-redes. Nada que abalasse o entusiasmo dos portugueses, que recuperaram as bandeiras, lenços e cachecóis e desde manhã cedo equiparam-se a rigor, a aquecer para a estreia de Portugal no Euro 2008.
O Euro começou a meio da tarde, em Basileia. A Rep. Checa venceu a Suíça, a confirmar a tradição que diz que o primeiro jogo não é simpático para os anfitriões. Pior que isso, a equipa da casa perdeu Frei, capitão e figura de proa da selecção, que se lesionou e não voltará a jogar no Europeu.
Pelas 19h45, em Genebra, a Selecção entrou em campo e não só não desiludiu como fez uma exibição muito sólida frente à Turquia. Marcaram Pepe e Raul Meireles, a vitória por 2-0 colocou Portugal na frente do Grupo A e, mais do que isso, deixou a imagem de uma equipa bem preparada para tudo.
Um pouco por todo o lado, os portugueses saíram à rua para celebrar, recordando outras grandes noites de festa associada a triunfos da selecção. Sim, começou o Euro 2008.
Clique nos links para ver as imagens do dia e todas as notícias