A Espanha vai de mal a pior no Grupo F da fase de qualificação para o Euro 2008. Depois de toda a polémica que tem marcado os últimos tempos da selecção espanhola, nova derrota (na Suécia, por 0-2) e a queda para o penúltimo lugar do grupo. A semana não podia ter corrido pior a Luís Aragonés. Depois de ter deixado de fora dos convocados os avançados Raul e Joaquin alvo de muita contestação e fortes críticas.
Inclusivamente da parte dos próprios jogadores. Ora para dar sequência ao ambiente turbulento que se vive no seio da selecção, a Espanha sofreu a segunda derrota no espaço de um mês (depois de ter perdido na Irlanda do Norte) e a segunda derrota em três jogos. Com isso caiu mais uma posição, estando agora no penúltimo lugar, com três pontos em três jogos. Pior do que a Espanha só mesmo o frágil Liechtenstein.
Em Solna, na Suécia, Luís Aragonés entregou a titularidade aos mais jovens, apostando num ataque formado por David Villa e Fernando Torres, apoiados por Cesc Fabregas. As intenções até podiam ser as melhores, mas caíram por terra logo aos dez minutos quando uma falha de marcação deixou Elmander solto na área para fazer o primeiro golo após cruzamento de Allback. A Espanha passou então por momentos de completo desnorte e só perto do intervalo conseguiu reagir. O seleccionador fez três alterações no espaço de dez minutos, procurando reverter o rumo do encontro, mas só de longe a Espanha conseguia chegar à baliza adversária. A Suécia, essa, acabou por sentenciar naturalmente a partida a oito minutos do fim com um golo de Allback.
Dinamarca empata com Irlanda do Norte (0-0), Letónia goleia Islândia (4-0)
Nos outros dois jogos do Grupo E realizados este sábado, duas pequenas surpresas. A primeira para a Dinamarca. A selecção de Morten Olsen não foi além de um empate a zero em casa com a Irlanda do Norte e perdeu terreno para a líder Suécia. Cinco pontos separam agora as duas equipas, embora a Suécia tenha mais um jogo. No outro jogo do grupo, a Letónia conseguiu os primeiros pontos desta fase de qualificação e fê-lo logo com um goleada. Os letões venceram por 4-0 a Islândia com golos de Karlsons (14 minutos), Verpakovskis (15 e 25 minutos) e Visnakovs (52 minutos) e passaram à frente da Espanha, com os mesmos pontos mas menos um jogo. Já a Islândia, liderada por Gudjohnsen, perdeu uma boa ocasião para subir ao segundo lugar.
Classificação
1.º Suécia, 3 jogos; 9 pontos
2.º Dinamarca, 2 jogos, 4 pontos
3.º Irlanda do Norte, 3 jogos, 4 pontos
4.º Letónia, 2 jogos; 3 pontos
5.º Islândia, 3 jogos, 3 pontos
6.º Espanha, 3 jogos; 3 pontos
7.º Liechtenstein, 2 jogos, 0 pontos