A Federação Alemã de Futebol (DFB) terá uma delegação a visitar o antigo campo de concentração de Auschwitz antes do Euro 2012. O anúncio foi feito por Wolfgang Niersbach, presidente da DFB, em entrevista ao semanário «Jüdische Allgemeine», e surge depois de um pedido dos representantes dos judeus alemães.

«Todos concordámos que esta visita se deve fazer no quadro de uma homenagem e não para ser transformada num espetáculo público», afirmou Niersbach, que promete mais detalhes da iniciativa na próxima semana e disse já ter dado conta da intenção ao presidente do Conselho central dos judeus da Alemanha, que tinha lançado no início de Março um apelo à seleção para que visitasse durante a fase final do Europeu um dos locais dedicados à memória das vítimas do holocausto.

Os campos de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia, foram palco do extermínio de um milhão de judeus pela Alemanha nazi entre 1940 e 1945. A Ucrânia, o outro país anfitrião do Europeu, também tem memória negra a este respeito. Em Babi Yar, perto de Kiev, que acolherá a final do Euro 2012 a 1 de Julho, mais de 33 mil judeus perderam a vida num massacre da responsabilidade das SS.