Autor: Vasiliy Obaraz, jornalista do football.ua

Tradução e edição: Vítor Hugo Alvarenga


Em comparação com a Polónia, o cenário linguístico para a Ucrânia será bem mais complicado. Os adeptos visitantes terão problemas porque nem todos os ucranianos falam inglês, mas ainda menos alemão, espanhol ou italiano. O dicionário cirílico parece assustador.

Euro 2012: manual de sobrevivência para a Polónia

De qualquer forma, o governo ucraniano fez um grande esforço para o Euro2012 e haverá por todo o lado (nomes de ruas, estações de transportes, painéis de informações) quadros duplos com letras do alfabeto latino.

Portugal irá estagiar na Polónia mas realizará os três jogos da fase de grupos em solo ucraniano, em Lviv e Kharkiv.

Se for à Ucrânia, poderá ainda assim ter alguns problemas com a barreira linguística. Aqui ficam algumas expressões que poderá usar em solo ucraniano (todas no alfabeto lartino).

Palavras mágicas:

Olá: Vitaiu (formal)

Adeus: Buvai (se for só para uma pessoa, Buvaite para várias)

Obrigado: Dyakuju

Como estás tu? Yak spravy?

Obrigado: Bud' laska

Boa sorte: Schasty

Ok: Esta é universal, também serve na Ucrânia

Informações geral:

1 euro = 10,1 UAH, ou seja, a hryvnia ucraniana, moeda local

Que horas são? Kotra hodyna?

Onde? De

Quando? Koli

Como é que se vai para o estádio? Iak proity do stadionu?

Hotel: palavra universal

Mulher: Zhinka

Transportes:

Comboio: Potiah

Aeroporto: Aeroport

Carro: Avtomobil'

Bilhete: Kvytok

Comer e beber:

Dica: não peça o caminho para um bar de vodka. Na Ucrânia, essa é a expressão usada para os clubes noturnos mais caros.

Queria uma cerveja por favor: Prynesit' bud' laska pyva

Cerveja: Pyvo

Vodka: beber com ucranianos não é propriamente divertido!

Vinho: Vyno

Praia: Plyazh

Boas cervejas: as estrangeiras, beba cerveja estrangeira.

As especialidades locais: Borshch (uma espécie de sopa de vegetais), Varenyky (pastéis com carne, batatas, queijo, etc), Kotlety po-kyivski (croquetes deliciosos, experimentem), Salo. Salo! (entradas com vodka)

As cidades anfitriãs:

Kharkiv: A segunda maior cidade da Ucrânia, foi a capital do estado até 1934 (alguns cidadãos locais acham que nada mudou desde então). Portugal vai jogar aqui. A Praça da Liberdade (ou Maidan Svobody), considerada a sexta maior praça da Europa, é o ex-libris da cidade. Isso já diz muito sobre Kharkiv.

Lviv: Coração e alma da Ucrânia e o principal centro cultural. É, sem dúvida, a cidade mais europeia e cheia de ruas estreitas, prédios interessantes e pessoas atrativas. Vários sítios históricos como Kryyivk e Gasova lyampa valem bem a visita. Portugal também jogará aqui na fase de grupos.

Kiev: O centro do mundo para os ucranianos. De ano para ano, fica maior e mais feia, devido à imensidão de gente vinda das províncias. Há sempre algo para ver, de qualquer forma. Os turistas podem visitar a Mother of the Fatherland, a Praça da Independência ou Andriyivskyy Descent. São locais obrigatórios na vida noturna, para beber e se divertir.

Donetsk: Segundo a wikipédia, esta é a «cidade de um milhão de rosas». Nem tanto. «A cidade das minas e do carvão» seria um título mais apropriado. É uma grande cidade industrial fundada por um homem de negócios do País de Gales em 1869. Não é a cidade mais agradável da Ucrânia, mas a ultra-moderna Donbass Arena está aqui.



Este artigo está integrado na Euro2012 Network