A Federação Portuguesa de Futebol confirmou esta sexta-feira que o quartel-general da selecção nacional no Euro-2012 será o Hotel Remes Sport & Spa, na cidade polaca de Opalenica. Apesar dos três jogos na fase de grupos estarem marcados para a Ucrânia, a equipa técnica optou pela Polónia, não só pela qualidade das infraestruturas, mas também pelas facilidades de deslocação para os locais dos jogos.

«É difícil encontrar um conjunto de infraestruturas com esta qualidade. Teremos a oportunidade de centrar na área do hotel todo o nosso trabalho, nomeadamente realizar ali treinos que a UEFA impõe que sejam abertos ao público. É um local tranquilo e que estará em exclusividade para a selecção», destacou o director desportivo Carlos Godinho.

Segundo o responsável da FPF, pesou «também nesta decisão a enorme disponibilidade demonstrada pela Câmara Municipal de Opalenica em apoiar a selecção nacional e em oferecer um local para o centro de imprensa». Ainda mais determinante terá sido «as distâncias de deslocação para os dois jogos em Lviv acabarem por ser mais curtas do que aquilo que seriam, por exemplo, entre Kharkiv (a outra opção) e Lviv». Carlos Godinho conta ainda que a Alemanha e a Holanda também vão ficar instaladas em solo polaco, apesar de também jogarem na Ucrânia.

«Os dois primeiros jogos representarão uma deslocação curta, de cerca de uma hora, idêntica à que teríamos de realizar entre Lisboa e Madrid. Os problemas alfandegários serão rápidos e a sua agilização está garantida, depois da reunião que mantivemos com o director do Aeroporto de Poznan, pelo que tudo foi acautelado», destacou ainda Carlos Godinho.

A equipa técnica da selecção vai, agora, aguardar pelas eleições na FPF, no próximo sábado, para agendar novas deslocações a Opalenica, no sentido de tratar dos últimos detalhes e questões de ordem logísitica.

A Selecção Nacional chega à Polónia a 4 de Junho e, na fase de grupos, joga sempre na Ucrânia: Alemanha (9 Junho) e Dinamarca (13 Junho) em Lviv; e Holanda (17 Junho) em Kharkiv.

O quartel-general da selecção, inaugurado em 2010, está localizado a 40 quilómetros de Poznan, num local bucólico e verdejante. Paulo Bento nunca escondeu a sua preferência pelo Hotel Remes Sport & Spa, sobretudo com recatado campo nº 5 anexo ao hotel, além do mini-estádio, com capacidade para cerca de um milhar de espectadores que deverá ser eleito para os treinos abertos ao público. O spa foi outro dos equipamentos que convenceu o seleccionador a optar por Opalenica. A zona de lazer do hotel inclui uma pista de bowling, mesas de bilhar, uma piscina interior, ginásio e jacuzzis.

Conheça o quartel-general da selecção nacional no Euro-2012: