A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a atribuição da Medalha de Honra da cidade à seleção nacional, bem como um voto de saudação por «elevar bem alto o nome de Portugal», com a conquista do Euro 2016.

No documento, a que a Agência Lusa teve acesso, pode ler-se que a conquista do Europeu «é um dos maiores e mais importantes e prestigiosos feitos desportivos alcançados por Portugal numa modalidade que tem uma enorme popularidade e mediatismo».

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também irá receber a Medalha de Honra da cidade, visto que, para a autarquia, está em causa «os êxitos individuais e coletivos que também revelam o mérito e a qualidade do trabalho diário dos técnicos e dirigentes da FPF e dos clubes de origem e de formação dos jogadores da seleção nacional».

Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao vencer na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, com um golo de Éder, aos 109 minutos, no Stade de France, em Saint-Denis.