A festa da vitória de Portugal sobre Gales ouviu-se em todo o mundo. Foi celebrada em solo português, um pouco por todo o lado, com milhares de pessoas nas ruas em cada cidade, em cada localidade. Mas não só. Também em França, onde a Torre Eiffel se vestiu com as cores de Portugal e se celebrou de verde e vermelho nos Campos Elíseos. 

Mal acabou o jogo que colocou Portugal na final do Euro 2016 a grande avenida de Paris foi invadida por automóveis, buzinas e celebrações, de tal modo que praticamente paralisou a Rotunda do Arco do Tirunfo. «É a primeira vez que vejo a rotunda completamente bloqueada. É uma tradição vir cá quando Portugal ganha, mas nunca é com esta loucura como hoje. Nem quando o Paris Saint-Germain foi campeão, os Champs Elysées estiveram assim», contava à Lusa um português, Vítor Borges. 

A reportagem do enviado-especial do Maisfutebol nos Campos Elíseos

Visão semelhante a da praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, completamente entupida de automóveis e um mar de gente a festejar. E depois, celebrou-se nos países de expressão portuguesa. E até em Dili, Timor Leste, de onde há dias chegaram imagens impressionantes da celebração pelo apuramento para as meias. Esta noite repetiram-se. Foram milhares os timorense que sairam à rua em motas, carros, camiões de caixa aberta e até a pé, gritando, conta a Lusa, «Portugal» e «Porto», diminutivo utilizado pelos timorenses para falar de Portugal.

Veja aqui e aqui imagens da imensa festa portuguesa

As mensagens de felicitações também foram muitas, nomeadamente de muitos clubes pelo país fora. Aqui os três grandes do futebol português: