A Polónia garantiu nesta terça-feira o apuramento para os oitavos-de-final do Euro2016. A seleção polaca venceu a Ucrânia (0-1) e termina no segundo lugar do Grupo C, com o mesmo número de pontos da Alemanha mas apenas dois golos marcados.

A Alemanha vence o grupo por ter marcado três.

Dia de festa para a seleção da Polónia, que nas duas participações anteriores em Campeonatos da Europa tinha acabado no último lugar dos seus grupos. Ou seja, chega pela primeira vez à fase seguinte da prova.

Para a Ucrânia foi uma despedida sem glória. A seleção ucraniana chegou a esta jornada com o estatuto de primeira eliminada do Euro2016, após a derrota frente à Irlanda do Norte, e regressa a casa sem festejar sequer um golo.

Jakub Blaszczykowski, ou simplesmente Kuba, saiu do banco de suplentes ao intervalo para decidir o encontro ao minuto 54.

Na sequência de um canto curto, Arkadiusz Milik encontrou Kuba na área, este tirou um adversário do caminho e rematou em arco para o fundo da baliza.

TODAS AS INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS DO JOGO

Foi um castigo pesado para a Ucrânia, que teve mais posse de bola ao longo do encontro (acima dos sessenta por cento) e maior número de remates. Porém, mostrou-se extremamente perdulária e sucumbiu perante um adversário particularmente eficaz.

A Polónia apresentou brechas no processo defensivo mas termina a fase de grupos sem golos sofridos. Do outro lado do campo, embora tenha atacado menos que o adversário, foi acumulando oportunidades e soube tirar o devido proveito.

Nesse particular destacou-se Blaszczykowski, que terminou o encontro com apenas um remate. O tal que garantiu a vitória polaca.

Bastaram, aliás, dois golos em três jogos para garantir duas vitórias e o apuramento com sete pontos (tendo em conta o empate a zero com a Alemanha). Arkadiusz Milik marcou frente à Irlanda do Norte, a passe de Jakub Blaszczykowski, e devolveu a gentileza à terceira jornada. Lewandowski, a estrela da companhia, continua em branco.

A pressão final da Ucrânia, que não merecia um desfecho tão pesado para a sua participação no Euro2016, revelou-se infrutífera.