O selecionador romeno, Anghlel Iordãnescu, anunciou uma lista de pré-convocados para o Euro2016 composta por 28 jogadores, devido às limitações de alguns jogadores em marcarem presença no início dos trabalhos da equipa.

A concentração da seleção romena está agendada para dia 18 de maio e o técnico Iordãnescu não vai poder contar com todos os jogadores para o primeiro estágio, a decorrer em Itália. 

Ovidiu Hoban, jogador do Hapoel beer Sheva, líder do campeonato israelita, só termina a temporada no dia 21 de maio enquanto Alexandru Maxim, que atua no Estugarda, pode ter de disputar o play-off para evitar a despromoção da Bundesliga.

Além destes dois jogadores, subsiste ainda a dúvida sobre se Cosmi Moti, Andrei Prepelita e Claudiu Keserü, todos jogadores do Ludogorets (Bulgária), integrarão o estágio inicial da seleção.  Isto porque, apesar de já se terem sagrado campeões búlgaros, podem ter de permanecer com a equipa até à última jornada, que vai disputar-se a 29 de maio.

Situação diferente é a de Florin Andone. O jogador romeno representa os espanhóis do Córdoba, do segundo escalão, que terminam a época a 5 de junho, posterior ao prazo de decisão estipulado para 31 de maio.

Entre o grupo de convocados, destaque para a presença de Christian Sapunaru, antigo jogador do FC Porto.

Antes da partida para França, os romenos vão ter duelos frente às seleções da República Democrática do Congo no dia 18 de maio e da Ucrânia a 29 de maio.

A Roménia, que integra o grupo A, vai marcar presença no jogo de abertura em Saint-Denis diante da França no dia 10 de junho. Cinco dias depois, tem encontro marcado com a Suíça em Paris e termina a fase de grupos frente à Albânia, em Lyon, a 19 de junho.

Lista de 28 pré-convocados:

Guarda-redes: Ciprian Tatarusanu (Fiorentina/Ita), Costel Pantilimon (Watford/Ing), Silviu Lung (Astra Giurgiu);

Defesas: Cristian Sapunaru (Pandurii), Alexandru Matel (Dínamo Zagreb/Cro), Vlad Chiriches (Nápoles/Ita), Valerica Gaman (Astra Giurgiu), Cosmin Moti (Ludogorets/Bul), Dragos Grigore (Al-Sailiya/Qat), Razvan Rat (Rayo Vallecano/Esp), Steliano Filip (Dínamo Bucareste) e Alin Tosca (Steaua Bucareste);

Médios: Mihai Pintilii (Steaua Bucareste), Ovidiu Hoban (Hapoel Beer Sheva/Isr), Adrian Ropotan (Pandurii), Andrei Prepelita (Ludogorets/Bul), Adrian Popa (Steaua Bucareste), Gabriel Torje (Osmanlıspor/Tur), Alexandru Chipciu (Steaua Bucareste), Alexandru Maxim (Estugarda/Ale), Nicolae Stanciu (Steaua Bucareste) e Lucian Sanmartean (al-Ittihad/Ara);

Avançados: Claudiu Keseru (Ludogorets/Bul), Bogdan Stancu (Gençlerbirligi/Tur), Florin Andone (Córdoba/Esp), Denis Alibec (Astra Giurgiu), Ioan Hora (Pandurii), Andrei Ivan (CSU Craiova).