*Enviado-especial ao Euro 2016

O selecionador nacional, Fernando Santos, considerou que a França é favorita para a final do Euro 2016 com Portugal, neste domingo, em Saint-Denis. «Mas uma coisa é ser favorita na final outra coisa é ganhá-la», declarou.

«Não sabia que a França ia à final. Antes do torneio, disse que Portugal era um dos candidatos, mas quando me questionavam sobre isso, disse que havia três favoritos: os dois campeões em título, do Mundo (Alemanha) e Europa (Espanha) e a França que joga em casa e tem uma seleção enorme», respondeu o treinador português.

«É normal que a França seja a favorita, não me parece estranho, é uma condição natural. Agora, de ser favorita a ganhar, é outra questão, porque eu acredito que quem ganha é Portugal», rematou Fernando Santos.

«Pensam que não é a melhor final? Porquê?

Fernando Santos tinha começado a conferência de imprensa com um sorriso, quando questionado sobre se uma vitória de Portugal na final implicaria o fim de Cristiano Ronaldo na seleção: «É a final do Cristiano porque é a próxima, mas tem seis, sete, oito anos pela frente.» Porém, o selecionador perdeu o sorriso momentos mais tarde, quando lhe pediram um comentário ao facto de várias opiniões afirmarem que esta não é a melhor final do Euro 2016, devido ao estilo de jogo apresentado.

«Esta não é a melhor final? Então qual era a melhor? Não percebo porquê. Uma coisa é pensarem isso, outra coisa é a verdade. Quem está na final é Portugal e só está na final porque ganhou as anteriores! Esta é a final de 2016 e aquele que realmente merecia ser», reagiu Fernando Santos, de forma contundente.

O treinador português argumentou que «existe sempre pressão» para quem joga a final em casa, como a França, mas frisou que «os jogadores franceses jogam nas melhores equipa do mundo, alguns jogaram a Liga dos Campeões há pouco tempo» e que têm «gente muito experiente e um treinador muito experiente, um senhor do futebol mundial e ele próprio está a tratar desse assunto».