*Enviado-especial ao Euro 2016

João Mário, médio de Portugal, depois da vitória frente ao País de Gales na meia-final do Euro 2016:

«Conseguimos sempre responder às adversidades e chegámos a esta final.»

«Quando as coisas correm bem, as pessoas dão-nos sempre os parabéns. Recebemos grande apoio de Portugal e estamos muito contentes com isso.»

«O mister disse isso no início deste Europeu, mas a nós disse-nos desde o primeiro dia que começou a trabalhar connosco. Disse-nos que íamos disputar esta final. Foi sempre a primeira pessoa a acreditar, passou sempre essa mensagem, que foi entrando cada vez mais. Agora, é um sonho podermos estar na final e disputá-la.»

«Ele desde o primeiro dia disse que íamos conseguir. Sonho, acreditou e passou mensagem ao grupo. A primeira fase foi complicada, mas agora vimos que o mister tinha razão, e está de parabéns também.»

«O clique? Foi hoje quando o árbitro apitou. Vimos que deixou de ser sonho e passou a ser realidade. Respeitamos sempre todos os adversários, temos uma maneira própria de jogar, acreditamos naquilo que fazemos e estamos na final com todo o mérito.»

«Vimos na fase de grupos que não havia equipas acessíveis. Não conseguimos vencer nenhum jogo na fase de grupos e logo aí foi um alerta. Não foi nada calculado, porque não queríamos passar em terceiro. Se calhar tivemos alguma sorte, evitámos alguns tubarões, mas agora vamos disputar a final com uma seleção muito forte e vamos estar preparados.»

«O Raphäel Guerreiro já tinha jogado comigo nos sub-21, já tínhamos jogado o Europeu. Tem sido fantástico, tem feito um trabalho notável. Já foi contratado por um grande clube, e esperamos que possa jogar por muitos anos por Portugal.»

«O mister experimentou, jogaram todos e decidiu que eram estes colegam que iam começar este jogo. O que nos levou aqui foi acreditar em todos os jogadores e em todo o grupo. É impossível disputarmos a final sem termos um grande grupo. Estamos todos de parabéns.»

«Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho já jogaram uma final, acrescentam experiência por tudo o que fizeram nas suas carreiras. É ótimo terem disputado essa final para nos darem alguns feedbacks.»