*Enviado-especial ao Euro 2016

Um grupo de 17 brasileiros, que criou uma conta Whatsapp chamada «Euro2016» para tocar a reunir, chegou esta terça-feira a Saint Étienne para assistir ao Portugal-Islândia de mais logo.

À saída da Gare de Saint Étienne Chateaucreux, vestidos como cozinheiros e de chapéu na cabeça, uniram as suas vozes num grito de guerra que repetiram várias vezes: «Bacalhau, bacalhau, bacalhau!»

Chegaram a Paris provenientes de São Paulo há alguns dias, assistiram depois ao Alemanha-Ucrânia e hoje desembarcaram muito animados em Saint Étienne, carregando duas bandeiras: a portuguesa e a brasileira, e bastante bom humor.

«Vamos estar aqui duas semanas, até ao fim da fase de grupos, e depois regressamos a São Paulo. Escolhemos várias seleções para apoiar e hoje estamos aqui para torcer por Portugal», garantiu um dos adeptos.

Portugueses e islandeses em convívio

A Gare tem sido o ponto de encontro de adeptos portugueses e islandeses durante estas horas que antecedem o grande encontro. A conviver pacificamente, sem grande presença policial, pelo menos durante o tempo em que o MAISFUTEBOL lá esteve.

Face à sua localização, a cerca de 20 minutos a pé do estádio, e com a existência de vários restaurantes nas imediações, os adeptos optam por passar no local bastante tempo antes de se dirigirem para o Stade Geoffroy Guichard, palco da partida de logo à noite.

Talvez por isso a fanzone não esteja tão concorrida assim nesta altura do dia.

Espera-se comparência massiva de portugueses e islandeses mais logo, com a quota de 8 mil bilhetes entregues a cada federação já ter sido esgotada dos dois lados.

Com nove mil portugueses a viver em Saint Étienne, são esperados mais de 16 mil no estádio para assistir à partida, tendo vários órgãos de comunicação social local apontado para cerca de 25 mil num estádio com capacidade para pouco menos de 42 mil. Sem informações por parte da UEFA, resta-nos esperar por logo à noite para confirmar a esperada maioria lusa nas bancadas.

Para já, nas ruas ganham os islandeses.

Os adeptos nórdicos chegaram em massa a Saint Étienne.