*Enviado-especial ao Euro 2016

«Estar aqui significa tudo, o mundo. Sempre tive ambição, e desejo de chegar lá. Na Premier League fiquei perto do sonho e do meu objetivo. Progredimos, tornámo-nos uma equipa do top6 ou top7 de Inglaterra, e tive a oportunidade de ser selecionado. Estou orgulhoso, sempre apreciarei este tempo no Euro 2016. As meias-finais de 2012? Provavelmente estava em casa, com a família, a torcer, como grande adepto que sou», contou José Fonte, esta terça-feira, em Lyon, recordando essa derrota nos penáltis com a Espanha.

O central voltou a recordar o seu percurso, feito de muito trabalho, perante a insistência de uma jornalista, que queria compará-lo ao de Cristiano Ronaldo. «Foi uma história diferente. O Cristiano teve uma ascensão meteórica, aos 17 anos foi para o Manchester United e foi o que sabemos. Tive de trabalhar muito, e fui emprestado de clube para clube, a tentar melhorar-me como jogador. Inglaterra foi a melhor coisa que me aconteceu, cresci muito como jogador e pessoa. Quando cheguei ao Southampton, foi sucesso atrás de sucesso e cheguei à Premier League. Depois, o mister Fernando Santos permitiu-me concretizar o meu maior sonho. É uma história de trabalho e de sacrifício, mas que me dá muito orgulho.»«Tenho a certeza de que toda a experiência que somei nas todas as divisões de Inglaterra vai ajudar-me, se for selecionado para jogar. Vai ser um jogo dificílimo, mas queremos dar uma alegria aos portugueses. Queremos que chegue rapidamente amanhã.»

Fonte não olha já para o fim da carreira. «Sinceramente, estou focado no jogo de amanhã. Se for chamado vou dar o meu melhor, ajudar os meus companheiros no que puder. O capítulo final só Deus sabe. Claro que ganhar o Europeu seria a cereja no topo do bolo», concluiu.