*Enviado-especial ao Euro 2016

Bacary Sagna foi um dos jogadores presentes este sábado no Stade de France para a conferência de imprensa de antevisão à final do Euro 2016 com Portugal.

«Todos temos confiança uns nos outros. É importante dizer presente em todos os momentos, e trabalhar com a serenidade habitual. A equipa está bem hoje em dia. Agora, é preciso recuperar fisicamente e estarmos preparados para o jogo de amanhã. É importante mostrar aos portugueses que esta é a nossa casa e que iremos bater-nos até ao fim», disse.

Para trás estão os problemas vividos no Campeonato do Mundo da África do Sul. «O ano de 2010 marcou-nos, foi o ponto mais baixo do futebol francês. Foi preciso trabalhar muito, recuperar confiança dos franceses e seis anos depois estamos na final de um Europeu. Queremos mostrar uma imagem diferente. Não podemos mudar o passado, mas queremos melhorar.»

O lateral vê com naturalidade a afirmação do jovem defesa Umtiti no onze gaulês. «Existe um clima de confiança na equipa, e quem é chamado sente-se bem, pode mostrar o seu valor e as suas características. Samuel Umtiti mostrou-se muito forte nos duelos, traz mais-valias para a equipa. Com a idade dele, tem muita margem de progressão. Tem a cabeça em cima dos ombros e é muito seguro.»

Também a ausência de golos por parte de Blaise Matuidi, um médio que chega muito às áreas rivais e é muito produtivo em termos defensivos foi tema de discussão em Saint Denis. «Sempre achei Matuidi muito bem. É importante para a equipa, dá tudo o que tem, tem grande capacidade atlética e corre que se farta. Por vezes, aparece na área para marcar. Às vezes quando não conseguimos fazer o nosso jogo e é preciso levar a bola para a frente é ele que o faz. Já mostrou no passado o jogador importante que é, e vai mostrá-lo novamente amanhã», concluiu.