Domagoj Vida é um nome conhecido para muita gente, mas o experiente defesa-central croata, atualmente no Besiktas, tem uma faceta de empresário pouco famosa: faz criação de porcos pretos.

Ainda assim, não era um porco preto que o jogador de 32 anos levava para uma ilha deserta. Levava, sim, «uma rapariga, uma bola e alguma cerveja».

«Uma rapariga, uma bola e alguma cerveja». Foi esta a resposta de Domadoj quando lhe perguntaram o que levava para uma ilha deserta.

É filho de Rudika, um jogador de culto a nível local, que ficou conhecido por marcar a maior parte dos golos com a sua afamada testa.

Domagoj é o folião do grupo e também vicecapitão. Pode não ser um jogador de classe mundial, mas entra sempre em campo como se fosse o último jogo.

Em Donji Miholjac, onde cresceu, tem uma quinta onde cria porcos pretos. «Tenho vários restaurantes que me compram carne e sabem que é fresca», afirmou.

Este texto foi baseado no perfil de Domagoj Vida que pode ler no dossier dedicado à seleção da Croácia, um dos vários conteúdos publicados no âmbito da Guardian Experts’ Network, a rede de meios de comunicação que tem o Maisfutebol como representante português, para partilha de informação relativa ao Euro 2020.