Portugal foi a terceira seleção com melhor média de remates enquadrados por jogo na qualificação para o Europeu 2020, apenas atrás da Bélgica e da Rússia, de acordo com as estatísticas do SofaScore, elaboradas para o Maisfutebol através de dados da Opta.

Portugal, que fez um total de 133 remates nos oito jogos, teve uma média arredondada de 16,6 remates por jogo nas jornadas de qualificação. A Bélgica foi a melhor seleção nesse capítulo, com uma média de 17,3 remates por jogo, nos dez jogos que realizou no grupo I de apuramento. No mesmo grupo esteve a Rússia, que contabilizou a segunda melhor média de remates: 16,9.

O top-5 ficou completo com a Espanha (16,5) e a Suíça, que fez uma média exata de 16 remates por jogo.

LEIA MAIS: todas as notícias sobre o Euro 2020

No balanço da fase de grupos que qualificou 20 seleções de forma direta, Portugal ficou ainda noutro pódio no que às estatísticas de remates diz respeito. A equipa orientada por Fernando Santos foi a segunda melhor seleção na percentagem de remates à baliza dentro do terço ofensivo: 12,9 por cento. Melhor só a Bélgica (13,1%). Depois da equipa das quinas, seguem-se a Inglaterra, Alemanha e Roménia, por esta ordem.

Nas ações ofensivas por toque na bola, Portugal também figura no top-5, no quarto lugar, numa estatística que teve a Arménia em maior evidência.