O seleccionador do Cazaquistão, Cacau, em entrevista ao site footballreview.ru, fez a antevisão do Europeu 2016 e apostou que Portugal pode ser uma das equipas-sensação.

«Esta será a primeira apresentação da equipa do Cazaquistão na fase final destes torneios. Por isso, a nossa equipa é ainda desconhecida da maioria das pessoas. Não somos muito conhecidos no mundo do futsal. Com algumas vitórias neste torneio  podemos ganhar credibilidade para a nossa equipa, que no futuro ajudará a alcançar novas vitórias», disse.

Em relação à fase de grupos, considera o primeiro adversário, a Rússia, «uma das equipas mais fortes», justificando-o com o forte campeonato nacional: «A Rússia é o favorito número um. A Croácia ficou em quarto lugar no Euro-2012, o que diz muito. Marinovic e Elovchich são os líderes dos croatas, gostaria também de referir o capitão, o guarda-redes Ivo Jukic. Nos últimos anos, a equipa tem estado nas finais dos campeonatos do mundo e da Europa. É uma equipa muito forte e experiente, que joga junta há vários anos.»

Em termos de objetivos, «a primeira tarefa, obviamente, é passar o grupo». Cacau refere, contudo, que a sua equipa não quer ficar por aí. «O aspeto mais importante é elevar a classificação do Cazaquistão. Deixar uma boa impressão da nossa equipa. A participação nestes torneios acrescenta confiança para o nosso futsal.»

Sobre os pontos fortes do Cazaquistão, Cacau sublinha a modéstia. «O Cazaquistão, é claro, não é o favorito, mas vamos gradualmente avançar. Vamos manter a nossa tática, estamos a melhorar a cada jogo. Estamos acumulando combinações, dadas as diferentes situações, incluindo variações sobre a ligação com Higuita. Tivemos dois bons testes com o Uzbequistão, que mostrou a direcção em que devemos trabalhar.»

A conclusão chegou depois. «Para mim os favoritos são as equipas da Rússia, Espanha, Portugal e Itália, e Portugal pode mesmo ser a equipa sensação», afirmou.