Os jogadores da seleção sub-19 querem «deixar a sua marca» no Europeu, diz o selecionador Emílio Peixe na véspera da partida da meia-final com a Sérvia.
«Sinto que os jogadores querem muito deixar a sua marca. Sinto que atingimos a meia-final com muito esforço, muito empenho. O futebol dos nossos jogadores foi elogiado. Eles sentem que é uma oportunidade única disputar uma final de um campeonato da Europa. Sabem que para isso temos de ultrapassar a difícil equipa da Sérvia, mas também que poderá não haver outra oportunidade», disse o técnico, acrescentando que a equipa está com a confiança «em alta, mas a responsabilidade também aumentou».
«A grande atitude competitiva e a ambição de seguir o nosso sonho», prossegue, vão sobrepor-se à ansiedade: «Queremos ir à final do Campeonato da Europa. Vai ser difícil, mas estamos conscientes de que isso irá acontecer.»
Drulovic é o treinador da Sérvia. O antigo jogador de FC Porto e Benfica já atribuiu favoritismo a Portugal, mas Peixe sorri: «É simpatia da parte dele. O Drulovic é muito simpático, é amigo. Sei que os sérvios são jogadores tecnicamente muito evoluídos. Quando viemos, não viemos como favoritos. Já a Sérvia, tendo ficado em primeiro lugar do Grupo, vencendo a Turquia e a Geórgia e empatando com a França, obviamente é uma equipa muito difícil. Mas queremos fazer deste mais um jogo das nossas vidas e continuar a seguir o nosso sonho.»
O guarda-redes Bruno Varela também antecipa o jogo com a garantia de que Portugal tem «uma equipa boa, forte, unida» e que fez «três excelentes jogos», apesar da derrota na estreia, frente à Espanha. «Queremos fazer história. É para isso que estamos aqui», conclui.
O encontro entre Portugal e a Sérvia está marcado para as 14h30 de segunda-feira, em Alytus, Lituânia. O árbitro será o inglês Michael Oliver.