Com Ola John a titular, a seleção de sub-21 da Holanda saiu vitoriosa de um grande jogo de futebol, batendo a Alemanha (3-2) na ronda inaugural do Campeonato da Europa. O extremo do Benfica jogou 82 minutos, e esteve em destaque numa primeira parte dominada pela sua equipa.

A ala esquerda muito dinâmica, que formou com Blind, criou imensos problemas à defesa alemã e esteve na origem do primeiro golo, marcado na sequência de um canto curto: Ola John veio para dentro e tocou para o remate de primeira de Maher, que surpreendeu o guarda-redes Leno. Ainda antes do intervalo, a Holanda aumentou para 2-0, com um lance individual de Wijnaldum, e Ola John teve nospés a possibilidade do terceiro golo, acabando por rematar à malha lateral.

A Alemanha parecia perdida, mas assinou uma reação excelente na segunda parte: aproveitando um erro defensivo da Holanda, Holtby ganhou um penalti, que Rudy não desperdiçou. A partir daqui, a Alemanha pressionou em busca do empate, que chegou a dez minutos do fim, num trabalho de Holtby, após um lançamento lateral. Com a vitória a poder cair para qualquer lado, foi já no período de descontos, e sem Ola John em campo, que a Holanda marcou o terceiro golo, numa potente cabeçada do suplente Fer, após canto na direita.