A notícia da lesão de John Stones acontecida no último treino da Inglaterra antes do jogo desta quinta-feira com Portugal lança o arranque da estreia lusa no Europeu Sub-21 da República Checa.

A lesão do defesa do Everton diminui o favoritismo da Inglaterra? Dificilmente; até porque, para o selecionador de Portugal, «não há favoritos». Nem favoritos neste jogo, nem no global deste Grupo B do Europeu.

Inglaterra-Portugal, 19:45
Estádio Municipal Uherské Hradisté
Árbitro: Danny Makkelie (Hol)


O histórico de encontros entre seleções sub-21 de Portugal e de Inglaterra é muito equilibrado. Em fases de qualificação, os dois países defrontaram-se oito vezes e cada um deles tem três vitórias havendo dois empates entre eles.

Mas, na única vez em que se defrontaram numa fase final, a seleção portuguesa foi quem saiu vencedora desempatando a estatística dos confrontos diretos a favor das cores lusas. Foi no Europeu de 2002 e Portugal venceu a Inglaterra por 3-1.

No registo de participações nos Europeus de Esperanças são, porém, os ingleses quem está largamente na frente da tradição na prova. Portugal tem seis participações nos Europeus Sub-21 tendo sido a edição de 1994 a mais conseguida, quando foi finalista vencido.

Já a Inglaterra, entre as muitas participações no Europeu da categoria, esteve nas cinco últimas edições. Ao logo do seu historial, os ingleses já ganharam o troféu duas vezes (1982 e 1984) e já estiveram em mais uma final e em outras cinco semifinais.

A realidade das duas seleções é, porém, bem mais próxima no presente. As duas equipas até se defrontaram num «particular» em novembro quando a qualificação de ambas já tinha sido obtida. A vitória foi para os ingleses (3-1), mas as equipas em campo foram dispostas no sentido de alargar o leque de opções para o Europeu que estava alcançado.

No presente, ambas as seleções chegam ao Euro Sub-21 sem derrotas na fase de qualificação. Portugal teve oito triunfos em oito jogos no grupo e venceu os dois do play-off. A Inglaterra ganhou nove jogos e empatou um nos grupos e também venceu ambos os encontros do play-off.

Mas na fase pós-apuramento, a de preparação para o Campeonato da República Checa, as duas prestações não foram assim tão idênticas. Portugal teve duas derrotas (a tal com a Inglaterra, primeiro, e uma com a Rep. Checa) intercaladas por um empate (com a Dinamarca).

Já os ingleses fizeram cinco «particulares» e só perderam um (com a França); ganharam quatro: além de Portugal, venceram Bielorrússia, Alemanha e Rep Checa. Talvez por isso, James Ward-Prowse se mostrou muito otimista na quinta-feira. «Não estamos cá só para participar: estamos cá para ganhar. Essa é a visão não apenas entre os jogadores, mas também da comitiva», afirmou o médio inglês ao site da UEFA.

Raphaël Guerreiro mostrou, no mesmo site, uma atitude mais contida. Como Rui Jorge distribuiu nesta quarta-feira o favoritismo, o defesa português foi mais comedido quanto às metas do que os ingleses: «O nosso objetivo principal é qualificarmo-nos para os Jogos Olímpicos.» Mas isso não quer dizer pouca ambição: «Vamos ver se conseguimos fazer ainda melhor do que isso.»

Portugal: o talento está lá, a rodagem também.

Lendo o artigo colocado acima em hiperligação, pode ver-se que estas duas seleções Sub-21 já têm muito de equipas principais, que significam chamadas às seleções AA de cada país; ou a participação em várias das principais ligas (e clubes) da europa; como também bastante tempo de jogo.

Estava-se a falar das duas seleções em conjunto tornando ainda mais evidente que estes jogos já estão mesmo na antecâmara para a fase última da internacionalização de um jogador pela sua seleção. Como atesta a sua categoria Sub-21.

Equipa provável da Inglaterra



Outros jogadores: Marcus Bettinelli, Jonathan Bond, Michael Keane, Liam Moore, Matt Targett, Nathaniel Chalobah, Jake Forster-Caskey, Jesse Lingard, Ruben Loftus-Cheek, Alex Pritchard, Nathan Redmond, Danny Ings e John Stones (lesionado)

Equipa provável de Portugal



Outros jogadores: Daniel Fernandes, Bruno Varela, Rafa, Sérgio Oliveira, Iuri Medeiros, João Cancelo, Tobias Figueiredo, Frederico Venâncio, Ivan Cavaleiro, Ricardo Horta, Tozé e Ricardo Pereira.

A 1ª jornada do Grupo do Euro Sub-21 da Rep. Checa abre com o Itália-Suécia, às 17:00.

Para saber mais sobre os adversários de Portugal, veja-os por dentro AQUI.