O selecionador italiano, Cesare Prandelli, divulgou este segunda-feira a lista dos 25 pré-convocados para o Euro-2012. Da lista anterior, de 32 jogadores, Prandelli dispensou o guarda-redes Viviano (Palermo), os defesas Astori (Cagliari), Bocchetti (Rubin Kazan) e Criscito (Zenit San Petersburgo), este último devido à investigação que está a decorrer a resultados combinados em Itália. O vice-presidente da Federação Italiana, Demetrio Albertini, revelou que o jogador ficou dececionado, sobretudo em relação às eventuais consequências do caso na seleção, mas que foi uma decisão partilhada por Prandelli e pelo organismo.

Também os médios Cigarini (Atalanta), Schelotto (Atalanta) e Verratti (Pescara) ficaram de fora.

Esta é a lista dos 25:

Guarda-redes: Buffon (Juventus), De Sanctis (Napoles), Sirigu (Paris St. Germain)

Defesas: Abate (Milan), Balzaretti (Palermo), Barzagli (Juventus), Bonucci (Juventus), Chiellini (Juventus), Maggio (Napoles), Ogbonna (Turim), Ranocchia (Inter).

Médios: De Rossi (Roma), Diamanti (Bolonha), Giaccherini (Juventus), Marchisio (Juventus), Montolivo (Fiorentina), Thiago Motta (Paris St. Germain), Nocerino (Milan), Pirlo (Juventus).

Avançados: Balotelli (Manchester City), Borini (Roma), Cassano (Milan), Destro (Siena), Di Natale (Udinese), Giovinco (Parma).

A convocatória final dos 23 jogadores que vão representar a seleção italiana na Polónia e Ucrânia, será anunciada esta terça-feira.

A Itália vai disputar dois jogos de preparação no dia 29 de maio, em Parma, contra o Luxemburgo e a 1 de Junho, em Zurique, contra a Rússia. Os 23 eleitos vão partir para Cracóvia, Polónia, no dia 5 de junho e vão visitar o antigo campo de concentração de Auschwitz no dia seguinte.