A Itália garantiu o primeiro lugar no Grupo H da fase de qualificação europeia para o Euro-2016 depois de virar o resultado diante da Noruega ( 2-1), comprometendo as aspirações da equipa escandinava, que chegou a estar no primeiro lugar, mas caiu para o terceiro posto, tendo que jogar o play-off. Um resultado que acabou por favorecer a Croácia que, com uma vitória em Malta ( 1-0), garantiu a qualificação direta.

Euro-2016: todas as contas e todos os apurados
 
A equipa comandada por Antonio Conte precisava apenas de um empate para garantir o primeiro posto, mas a Noruega não se podia dar a esse luxo, pressionada pela Croácia que, apesar de ter perdido um ponto na secretaria [exibição de uma suástica no relvado], somava apenas menos dois pontos e tinha vantagem no confronto direto com os noruegueses com a goleada em Zagreb (5-1).
 
O jogo no Estádio Olímpico de Roma começou aberto e foi a Noruega que abriu o marcador, aos 23 minutos, com um forte remate de Alexander Tettey à entrada da área, depois de um alívio incompleto da defesa transalpina. Um golo que colocava a Noruega no primeiro lugar, mas que não lhe dava muita segurança. Na mesma altura, a Croácia marcava em Malta, por Ivan Perisic, e um golo da Itália podia atirar a Noruega do poleiro para o terceiro lugar.


 
Por isso, depois foi tempo de sofrer e acreditar que Ørjan Nyland, que já tinha feito um par de boas defesas, ia continuar intransponível. E assim foi, a Itália pressionou, pressionou e a Noruega acabou por ceder ao minuto 73. Antonio Conte, insatisfeito, foi lançando sucessivamente Giovinco, Bertolacci e Candrevra e o extremo do Toronto acaba por estar ligado ao lance do empate, com um cruzamento que levou a defesa norueguesa a comprometer o resultado de sonho. Haitam Aleesami amorteceu no peito, na tentativa de atrasar ao guarda-redes, mas a bola saiu-lhe com pouca força e Florenzi surgiu do nada para atirar a contar.
 
O empate, como já dissemos, não interessava à Noruega que arriscou novamente à procura de mais um golo e acabou mesmo por sofrer um segundo. Num rápido contra-ataque, outra vez com Giovinco na jogada, Florenzi destaca-se e serve Pellè que só teve de encostar. Um forte revés para a Noruega que chegou a estar no céu e acabou por cair para o terceiro posto, posição que a obriga a estar, no próximo domingo, no sorteio do «play-off».

Todos os resultados desta terça-feira e todas as classificações
 
Um resultado que serve na perfeição à Croácia que acaba por festejar o apuramento direto, graças ao tal golo de Perisic.
 
Ainda em relação ao Grupo H, mas já sem qualquer interferência nas contas do grupo, a Bulgária fechou a sua prestação com uma vitória sobre o Azerbaijão ( 2-0), com golos de Mihail Aleksandrov (20m) e Dimitar Rangelov (56m).
 
Classificação final do Grupo H: Itália, 24; Croácia, 20; Noruega, 19; Bulgária, 11; Azerbaijão, 6; Malta, 2.