Fernando Santos, selecionador nacional, analisa em conferência de imprensa a goleada de Portugal na Lituânia (1-5), em jogo de apuramento para o Euro2020:

«Ganhou a equipa com melhor qualidade, melhor capacidade individual. Na primeira parte, por responsabilidade minha, não estivemos tão bem. Permitimos que a Lituânia utilizasse as suas armas, o jogo ficou partido. Nos primeiros minutos estivemos bem, mas a partir dos 10/15 minutos o jogo ficou muito partido, tivemos dificuldade na recuperação. Tivemos algumas situações que não conseguimos finalizar e apareceu aquele jogo. Sabemos que nestes jogos é preciso cuidado, como se viu nesta segunda-feira no jogo da Croácia. Na segunda parte foi melhor, a Lituânia praticamente não criou nenhuma situação.»

[o que mudou ao intervalo?] «Não mudou nada, recordei só o que tinha dito antes. Quando não consegues igualar em termos de atitude, o jogo equilibra-se. Quando consegues, tudo se torna fácil, pois somos melhores. Mas a responsabilidade é sempre do treinador.»

[sobre o segundo jogo consecutivo de William a marcar e a relação com o posicionamento mais adiantado que tem assumido na Seleção] «É o que nós procuramos. Tenho a certeza que o William pode fazer qualquer posição. É um jogador de grande qualidade, de entrega ao jogo, com aproximação à área. Tem uma passada larga, chega lá com facilidade. Procurámos ter sempre os laterais subidos e os outros jogadores muito próximos. Em determinados momentos permitimos que a Lituânia nos obrigasse a correr mais, mas depois retificámos.»