Noite de normalidade e de surpresa no grupo A de qualificação para o Europeu de futebol de 2020. A República Checa cumpriu e venceu na receção a Montenegro, ao passo que o Kosovo somou um épico triunfo na Bulgária e ainda não perdeu ao fim de três jornadas.

Em Olomouc, a República Checa inaugurou o marcador aos 18 minutos, num remate cruzado de Jankto. O golo fez a diferença ao intervalo e esta dobrou aos 49 minutos, num autogolo de Kopitovic. Já na reta final do jogo, Patrik Schick fez o 3-0 final, aos 82 minutos, de penálti.

Em Sófia, capital da Bulgária, a equipa da casa começou a perder, deu a volta ao marcador, mas cedeu todos os pontos no fim, numa surpreendente e emotiva vitória do Kosovo.

Os visitantes abriram a contagem por Rashica (14’), mas Popov empatou antes do descanso (43’) e Dimitrov fez o 2-1 para os locais (55’). Contudo, haveria nova cambalhota no marcador: Muriqui (64’) e Rashani (90+3’) operaram o êxito kosovar, alimentando claras esperanças da seleção dos Balcãs em pensar no apuramento para a fase final.

A Inglaterra folgou nesta jornada, mas continua líder, apesar de ter sido igualada pontualmente pelos checos.

Euro 2020: todos os resultados e classificações

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO A
1.º: Inglaterra, 6 pontos/2 jogos
2.º: República Checa, 6/3
3.º: Kosovo, 5/3
4.º: Montenegro, 2/4
5.º: Bulgária, 2/4.