A competitividade da liga portuguesa não é caso único na Europa. Numa altura em que a maior parte das ligas já caminha para a reta final, é difícil apontar um candidato mais forte ao título entre as ligas dos dez primeiros classificados do ranking da UEFA e, entre eles, o Real Madrid de Mourinho, com dez pontos de avanço sobre o Barcelona, é o que está numa posição mais confortável.

Inglaterra: Manchester, mas City ou United?

Uma luta declaradamente a dois, entre os dois grandes de Manchester, com os clubes de Londres a ver de longe. Este fim-de-semana, o City escorregou e o United passou para a frente, com mais um ponto. O Tottenham já está a catorze pontos do novo líder, Arsenal e Chelsea a dezoito. A dez jornadas do fim, continua tudo em aberto, sendo que os dois candidatos têm encontro marcado para 30 de abril.

Espanha: tudo decidido antes de Camp Nou?

Mais uma luta a dois, mas com o candidato mais forte de toda a Europa no topo. A doze jornadas do final, o Real Madrid tem dez pontos de vantagem sobre o Barça e ainda não perdeu pontos este ano, vencendo todos os jogos (onze) desde a última derrota com os catalães (1-3). A equipa da capital ainda vai ter de ir a Camp Nou, a 21 de abril, mas nessa altura, já pode estar tudo decidido.

Alemanha: luta a dois ou a quatro?

O campeão Dortmund assumiu a dianteira, com quatro pontos de vantagem sobre o Bayern Munique, mas apenas nove pontos separam o primeiro do quarto classificado da Bundesliga, com o B. Mönchengladbach e Schalke a manterem ambições legitimas quando faltam nove jornadas para o final. O empate sem golos do Dortmund e a categórica goleada do Bayern (7-1) na última ronda demonstram bem que nada está definido. Talvez tudo fique mais claro a 11 de abril quando o Dortmund receber o Bayern.

Itália: Milan foge à Juve?

Já há muito que se percebeu que este ano a Série A será discutida entre Milan e Juventus. Lazio, Nápoles e Udinese aparecem numa segunda linha, mas já a uma distância considerável quando faltam onze jornadas para o final. O Milan descolou este fim-de-semana, tirando máximo rendimento do nulo da «vecchia signora» em Génova, mas só tem mais quatro pontos do que a equipa de Turim. Este será dos poucos casos em que os principais candidatos já não se voltam a cruzar.

Portugal: três para um poleiro

O F.C. Porto vai na frente mas com apenas mais um ponto do que Benfica e Sp. Braga. Veja AQUI o que falta aos candidatos e faça as suas contas.

França: dinheiro faz a diferença?

Mais uma liga com dois candidatos destacados, com o milionário PSG na frente com mais um ponto do que o persistente Montpellier a onze jornadas do fim. As contas estavam bem mais baralhadas há poucas semanas, mas os restantes candidatos têm vindo a perder gás e o Lille, no terceiro posto, já está a onze pontos do líder.

Rússia: Zenit contra Moscovo

O Zenit iniciou a segunda fase da liga russa com uma vantagem confortável, mas os clubes de Moscovo ainda podem ter uma palavra a dizer. A equipa de São Petersburgo tem mais seis do que o CSKA, mais oito do que o Dínamo e mais nove do que o Spartak.

Holanda: seis candidatos

Aceitam-se apostas. Apenas sete pontos separam o líder AZ Alkmaar do sexto classificado. Com nove jornadas por disputar, é uma das ligas mais competitivas com AZ, Ajax, Twente, PSV, Heerenveen e Feyenoord na luta pelo título.

Ucrânia: os dois do costume

Tal como nos últimos anos, o título discute-se entre o histórico Dínamo Kiev e o milionário Shakhtar. Desta vez é o Dínamo que está em vantagem, com mais três pontos a oito jornadas do fim.

Grécia: Jesualdo ainda recupera?

O Panathinaikos de Jesualdo Ferreira estava há duas semanas no topo, mas duas derrotas relançaram o eterno favorito Olympiakos que, a seis jornadas do final, assumiu o comando com mais quatro pontos do que o vizinho rival.