A Académica continua a alimentar o sonho de chegar à final da Taça de Portugal, 42 anos depois da última presença. Esta quinta-feira, em Guimarães, terá lugar a primeira-mão da meia-final que separa os estudantes do mítico Jamor. No lançamento da partida, o lateral Pedro Costa deu conta do estado de espírito da equipa:
Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!
«Há um sentimento de felicidade e orgulho, porque temos a possibilidade de disputar uma final. Vamos ter um jogo importante e isso dá-nos alento, força e motivação. É bom saber que podemos lutar por um dos objectivos a que nos propusemos.»
Sobre as possibilidades da Briosa nesta eliminatória, o defesa desvaloriza o facto de já terem vencido os minhotos esta época: «Não é por termos ganho que vamos ter maiores ou menores possibilidades. São jogos diferentes e as possibilidades são as mesmas. À excepção do Barcelona e do Real, todos valem pelo seu todo. O colectivo é que tem de ser valorizado.»
Quem chegar ao Jamor terá, muito provavelmente, lugar assegurado na Liga Europa. Mas essa não é a meta, pelo menos imediata, da equipa: «Acaba por ser uma consequência. Não queremos ir a final para ir à Europa. O objectivo é passarmos a eliminatória. Não fomos nos que fizemos essa regra. Mas, se tivermos oportunidade, é evidente que não a vamos deixar fugir.»
«Gosto muito da Académica, mas gosto mais de mim...»
Pedro Costa tem sido menos utilizado esta época, por coincidência a última do seu actual contrato com o clube de Coimbra. O jogador admite que gostaria de continuar de losango ao peito mas garante não ter sido ainda abordado para renovar:
«Não recebi qualquer contacto por parte da direcção. Não vou esconder que gosto muito da Académica mas gosto mais de mim. Tenho um filho e esposa, a quem preciso dar estabilidade. O clube não é obrigado a ficar comigo. Vou querer muito melhor. É uma situação normal. Já tive em situações piores. Fui inscrito no Braga B e aprendi cedo. Mas ainda falta bastante tempo. Não estou preocupado com isso. Não sou um jogador estranho na casa. Estou identificado. O que tiver de ser será, compreendendo as situações.»
À margem do lançamento da próxima partida, a equipa prosseguiu a preparação nesta terça-feira, indo o destaque para os regressos de Sougou e Miguel Fidalgo. Desta forma, tudo se conjuga para que apenas os lesionados há mais tempo, Orlando, Amoreirinha e Carreño, não possam acompanhar a equipa na viagem a Guimarães.