A edição 2009 da «Champions Clerum», o Campeonato Europeu de Futsal para padres, vai ser disputada em Portugal, entre 16 e 20 de Fevereiro. Marco de Canaveses e Vila Nova de Famalicão vão acolher a competição, disputada por dez equipas, o que corresponde a 130 sacerdotes, que prometem «respeito à inglesa» pelas decisões dos árbitros.
«Os nossos torneios parecem-se um bocadinho com o futebol inglês, no sentido que os jogadores respeitam a pessoa que está a arbitrar, não acontecendo como em certos campeonatos, muito menos certas barbaridades e certas palavras», garantiu o padre Marco Gil, organizados da competição, à agência Lusa.
Mesmo entre jogadores, seja na mesma equipa ou com adversários, não há ânimos exaltados, garante o sacerdote: «Pode haver verdadeiramente uma discussão por causa de uma decisão, mas nós fazemos disto um convívio, naturalmente, como seres racionais que somos, surge um problemazito.»
O padre Marco Gil defende que o espírito da prova «é a comunhão eclesial dos sacerdotes», com o espírito competitivo a passar para segundo plano. A provar isso mesmo está o facto de, ao invés dos cinco jogadores habitualmente utilizados no futsal, na «Champions Clerum» cada equipa joga com seis. «Alguns de nós temos uma certa idade, não fazemos disto um acto profissional ou vinculativo a normas e a regras, mas é simplesmente para nós um momento de convívio, comunhão eclesial e, acima de tudo, estreitamento de amizades», explica o sacerdote.
Para além de Portugal, as outras equipas que vão discutir o título europeu de padres são Áustria, Bósnia, Croácia, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Itália e Polónia.