Portugal apurou-se nesta sexta-feira para os quartos de final do Euro sub-17.

A equipa das quinas precisava de um triunfo no último encontro do Grupo C para continuar em prova e venceu a Islândia por 4-2.

Os comandados de Emílio Peixe nunca estiveram em desvantagem no marcador, mas só resolveram o jogo já dentro dos 15 minutos finais.

Bruno Tavares inaugurou o marcador aos 32 minutos, mas a seleção nórdica empatou pouco depois por intermédio de Jóhannesson.

Com o jogo empatado ao intervalo - situação que favorecia os islandeses - a equipa das quinas apresentou-se para os segundos 45 minutos com duas alterações e a aposta foi imediatamente ganha: acabado de entrar, Fábio Silva, avançado campeão da Youth League pelo FC Porto, recolocou Portugal na frente do marcador aos 46 minutos.

Ellertsson (71m) ainda recolocou virtualmente a seleção nórdica nos quartos de final, mas Portugal assegurou a vitória com dois golos já nos 15 minutos finais.

Paulo Bernardo, também ele lançado após o intervalo, fez o 3-2 aos 76m e Filipe Cruz assinou o tento da tranquilidade ao minuto 84.

Portugal termina o Grupo C com seis pontos (menos três do que a Hungria, que venceu a Rússia por 3-2 no último jogo) e vai defrontar o vencedor do Grupo D, que será a Espanha ou a Itália.