A maturidade dos miúdos de Rui Jorge valeu uma vantagem importante no play-off de acesso ao Europeu de sub-21. Portugal venceu na Polónia por 1-0 e tem o apuramento para o Europeu da categoria bem encaminhado.

Diogo Jota marcou o único golo de uma partida que Portugal controlou sempre, dando poucas oportunidades para a reação polaca.

Na segunda parte a equipa da casa ainda criou algumas dificuldades, mas nada que causasse verdadeiro incómodo ao conjunto luso.

Jota servido em bandeja de ouro de Félix

Portugal iniciou a partida com um onze bastante ofensivo, no qual a inclusão de Diogo Gonçalves a lateral-direito foi a principal novidade.

Com João Félix a ser o jogador mais esclarecido nos primeiros 45 minutos, não se pode dizer que a equipa de Rui Jorge tenha feito um jogo particularmente brilhante.

A seleção lusa teve o domínio da posse de bola, chegou mais vezes perto da baliza contrária, mas quase sempre faltou algo para chegar ao golo.

Exceção feita, ao minuto 30. João Félix progrediu em velocidade pela direita, entrou na área e fez um passe brilhante para a finalização fácil de Diogo Jota.

Um golo importante que tirou discernimento com bola à seleção polaca, e Portugal passou a circular mais a bola, controlando o jogo e sem forçar muito na busca por novo golo.

Uma teia de posse de bola que amarrou a Polónia

Se depois de ter chegado à vantagem a equipa portuguesa já passou a controlar a posse de bola, na segunda a teia montada por Rui Jorge ganhou ainda mais consistência.

O meio campo enleou de tal forma o jogo que só perto dos 15 minutos finais a Polónia começou a ameaçar a vantagem portuguesa.

As mudanças do treinador polaco causaram dificuldades à equipa portuguesa, com Rui Jorge a optar por refrescar o ataque em vez de reforçar o meio-campo, para tentar aumentar a vantagem que já tinha.

Heriberto entrou bem para o lugar de Diogo Jota, Rafael Leão teve mais dificuldades em aparecer no jogo, e a Polónia encostou Portugal à sua área.

Ainda assim, o lance em que a Polónia esteve mais perto do golo foi num lance caricato em que, na tentativa de afastar a bola da área, Diogo Leite chutou contra Jorge Fernandes, obrigando Joel Pereira a uma defesa muito difícil sobre a linha de golo.

João Carvalho também esteve perto do 2-0 após trabalho de Heriberto, mas viu o guardião polaco fazer o mesmo que Joel Pereira na outra baliza.

Desta forma, a porta do Europeu está entreaberta, ficando o apuramento para fechar em Chaves.